Laudo aponta falha nos freios de ônibus que tombou na SC-418

Um laudo pericial indicou que o ônibus que tombou na SC-418, em 26 de janeiro, estava com problemas nos freios. O veículo saiu de Canoinhas com destino ao Beto Carrero World, transportando 46 passageiros. O acidente ocorreu em uma curva próxima ao Km 16 da rodovia, na Serra Dona Francisca. Segundo o delegado Rodrigo Bueno Gusso, a perícia apontou desgaste nas lonas dos freios traseiros, o que pode ter comprometido a capacidade de frenagem, além de indícios de superaquecimento no sistema de freios dianteiro.

No mesmo dia do acidente, o ônibus já havia apresentado falhas mecânicas em Três Barras, mas seguiu viagem. Durante a descida da serra, entrou em uma curva acentuada e tombou. Na época, 25 pessoas ficaram feridas, sendo que 19 delas foram atendidas na rede municipal de saúde de Joinville. O delegado informou que já ouviu alguns passageiros e que, com o laudo em mãos, deve convocar o motorista para depoimento. A investigação também buscará verificar se a documentação da empresa estava regular, se o condutor possuía o curso de transporte de passageiros e a validade do exame toxicológico.

Outro ponto de análise será o cronotacógrafo do veículo, para verificar se havia registro do tempo de descanso do motorista. A empresa responsável pelo ônibus informou que recebeu informações sobre a perícia por meio da imprensa e destacou que sinais de desgaste nas lonas de freio são normais com o uso. A empresa reforçou que realiza manutenções preventivas rigorosas e ressaltou que, segundo rastreamento, o veículo trafegava dentro do limite permitido e estava a 32 km/h no momento do tombamento, o que teria evitado uma tragédia maior.

Em nota, a empresa afirmou que aguarda mais detalhes sobre a conclusão da perícia e que não há como afirmar com clareza o que levou ao acidente. A empresa garantiu que seus veículos passam por revisões preventivas frequentes e que o ônibus não chegou a descer a serra, utilizando pouco o sistema de freios. As investigações seguem para determinar eventuais responsabilidades pelo acidente.

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