Grupo de estudos de Direito e Literatura abre inscrições e divulga programação

O grupo de estudos Literar, em Direito e Literatura, está com inscrições abertas, neste site. O objetivo é ser um espaço interdisciplinar de troca, no qual estudantes e interessados construam, por meio de dilemas humanos (em especial políticos, éticos e jurídicos), um pensamento crítico em relação ao sistema normativo, a partir da arte da leitura, interpretação e escrita literária. Os encontros ocorrem de forma híbrida. Mais informações aqui.

A proposta também é realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão para compreender as múltiplas abordagens entre o Direito e a Literatura, além de buscar captar as impressões crítico-artísticas de seus participantes, imprimindo-as em diferentes modalidades de arte. A coordenação é da professora Luana Renostro Heinen, do curso de Direito.

As obras literárias escolhidas para a programação do semestre falam do racismo e da desigualdade social, com foco em histórias que tratam da realidade racial brasileira, marcada pelo racismo estrutural e pela discriminação, contadas por quem sabe o que é viver como negra e negro no Brasil.

Confira o cronograma:

Dia 26/03, terça-feira (17h): Encontro sobre o livro O avesso da pele;

O avesso da pele, de Jeferson Tenório: aborda a tragédia da população negra marginalizada, vítima da violência policial. Ambientado na periferia de Porto Alegre, a obra mostra a busca por identidade entre personagens que poderiam ser encontrados em qualquer cidade brasileira. A partir de diferentes perspectivas, apresenta os desafios enfrentados em meio a um ambiente hostil e carente de oportunidades.

Dia 30/04, terça-feira (17h): Debate do livro Canção para ninar menino grande;

Canção para ninar menino grande, de Conceição Evaristo: em uma narrativa tocante, Evaristo reflete sobre raça, masculinidade e exclusão social. Através da história de Fio Jasmim, contada por uma narradora, Evaristo reverbera profundamente sobre a realidade das mulheres negras, suas dores e lutas.

Dia 28/05, terça-feira (18h): Palestra de encerramento, com o professor José Antônio Spencer Hartmann Júnior, da Universidade de Pernambuco (UPE).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.