Macrodrenagem da Praia Central foi apresentada ao público: obra inicia dia 10

Uma reunião pública para apresentação da obra de macrodrenagem da Praia Central, que inicia no próximo dia 10, movimentou a Câmara Municipal, na noite de quinta-feira (27). 

Participaram autoridades, representantes de associações e comunidade. A obra é de suma importância e visa minimizar os impactos das chuvas (enchentes/alagamentos) e garantir mais segurança para a população.

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, apresentou a reunião junto com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva. 

Ao Página 3, Carlos Humberto disse que a reunião ‘foi excelente, muito boa e participativa’. 

“Recebemos alguns questionamentos, mas atendeu o objetivo – que era nos reunirmos com a comunidade, principalmente por quem será afetado, e os moradores entenderam que a obra é muito necessária”, disse.

No dia 10 (segunda-feira) a obra começa do Marambaia em direção à Rua 2.000 (no ano que vem será feita a segunda etapa da obra da macrodrenagem, da Rua 2.000 até a 3.920), e prevê o uso de 5.290 unidades de galerias de concreto armado pré-fabricadas e a instalação de galerias subterrâneas ao longo de 2,4 km. 

As estruturas serão distribuídas conforme o projeto técnico: 1.878 unidades de galeria com dimensões de 3,00m x 2,00m, 2.606 unidades de 3,00m x 1,50m, 94 unidades de 2,00m x 1,50m, 568 unidades de 2,00m x 1,00m e 144 unidades de 1,50m x 1,50m.

A prefeita Juliana reforçou que o encontro teve o objetivo de esclarecer informações desencontradas, pois trata-se de uma obra essencial, que deveria ter sido feita antes do alargamento da faixa de areia e que não pode mais ser adiada. 

“Com o crescimento da cidade, precisamos melhorar o fluxo da drenagem e dar seguimento à reurbanização com responsabilidade. Afinal, não basta alargar a praia e renovar a orla sem cuidar da infraestrutura interna. Desde o início, estamos dialogando com a comunidade – pessoal da bocha, quiosques, associação de moradores e comunidade – para garantir clareza em todo o processo. Só assim avançamos no desenvolvimento da nossa cidade”, disse.

Foi apresentado um panorama da evolução de Balneário Camboriú ao longo dos anos e eventos climáticos passados, como a ressaca de 2009 e a enchente de janeiro deste ano, contextualizando a urgência da nova obra de drenagem. 

Além disso, foram apresentadas intervenções anteriores, bem como os detalhes técnicos da execução do novo projeto e suas etapas. 

Por fim, a comunidade pôde tirar dúvidas, expressar preocupações e apresentar sugestões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.