Mercado de estética fecha 2024 com saldo positivo

Brasil se destaca no mercado global de beleza e apresenta projeções otimistas para os próximos anos.

O mercado de estética registrou crescimento em 2024 e apresenta projeções positivas para os próximos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar teve uma expansão de 12,7% no terceiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2023.

O Brasil tem se consolidado como um dos líderes mundiais na indústria de beleza, ocupando a segunda posição no ranking de lançamentos na área e o quarto lugar entre os que mais consomem produtos, conforme levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). 

Os dados mostram, ainda, que, somente em 2024, foram movimentados cerca de US$ 27 bilhões nesse setor, com projeção de aumento para US$ 32 bilhões até 2027.

Em relação ao setor de estética, a Head Nacional da BeautySystems, unidade de negócios do Grupo MedSystems, Luana Mendes, acredita que a evolução tem se dado rapidamente graças à democratização do acesso a tecnologias menos invasivas e tratamentos personalizados.

“O Brasil, que já é referência mundial em estética e harmonização facial e corporal, continua entre os países que mais investem no setor, impulsionando a adoção de equipamentos de alta performance e inovação tecnológica nas clínicas e franquias”, avalia.

A profissional explica que o futuro do setor aponta para equipamentos cada vez mais intuitivos, acessíveis e padronizados, facilitando a aplicação de protocolos pré-definidos e garantindo resultados consistentes e previsíveis. 

A praticidade no uso dessas tecnologias se tornou um fator determinante. Atualmente, os aparelhos são equipados com ponteiras para áreas menores e sensíveis, ampliando as possibilidades de tratamento e fazendo com que sejam mais precisos e seguros. 

Tecnologias como o Ultraformer MPT, que utiliza ultrassom micro e macrofocado para estimular a produção de colágeno, são destaque entre os procedimentos mais procurados, conforme Mendes, fazendo com que as buscas sobre onde comprar Ultraformer MPT aumentem.

Outra tecnologia considerada destaque no último ano foi o Pixie, aparelho de ultrassom avançado para redução de flacidez e definição do contorno facial. “Com funcionalidades que permitem contração imediata e estímulo à produção de colágeno, o equipamento tem atraído o interesse de clínicas e franquias”, acrescenta.

Mendes acredita que o cenário é resultado da busca por diferenciação entre os profissionais que desejam se destacar em um mercado competitivo, buscando comprar Pixie ou outros aparelhos para oferecer tratamentos mais inovadores aos pacientes.

O avanço dos procedimentos estéticos no país acompanha um cenário global de expansão do setor. De acordo com um levantamento do Boston Consulting Group (BCG), 85% dos consumidores pretendem manter ou aumentar seus gastos com estética médica em 2025. 

Crescimento no mercado de produtos de beleza 

Além do avanço nos procedimentos, o mercado de cosméticos e dermocosméticos também apresentou um ponto positivo em 2024. Dados da Circana revelam que o segmento de fragrâncias e cosméticos de prestígio faturou mais de R$ 1,8 bilhão no primeiro semestre do ano, um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2023.

Na liderança das vendas está a maquiagem, que registrou um aumento de 25% na procura. Produtos como corretivos, blushes, gloss e batons se sobressaíram, impulsionados por tendências nas redes sociais, principalmente no TikTok, assim como novos lançamentos.

O segmento de skincare também esteve em ascensão, com um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Produtos voltados para o cuidado corporal e proteção solar foram os mais procurados, com destaque para itens multifuncionais que combinam fator de proteção solar (FPS) com benefícios específicos para a pele.

Para os próximos anos, a procura por produtos que alinham estética e saúde deve se intensificar. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a demanda por soluções voltadas para longevidade e prevenção tem crescido, com consumidores cada vez mais interessados em itens que auxiliem na manutenção da pele e dos cabelos a longo prazo.

Os consumidores estão em busca por soluções que possam ser integradas de forma simples e prática no dia a dia. Cremes, séruns e ativos dermatológicos, como ácido hialurônico e colágeno, estão entre as apostas do setor para atender a esse novo perfil de consumo. 

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