SC tem maior taxa de policiais mortos em serviço do Sul do Brasil

Santa Catarina destacou-se em 2022 por ter a maior taxa de policiais mortos em serviço no Sul do Brasil, conforme revelado pela 3ª edição do Monitor do Uso Letal da Força na América Latina e no Caribe, um relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) na última terça-feira (16). O estudo compreende 12 indicadores de uso e abuso da força policial, incluindo dados de nove países latino-americanos.

De acordo com o relatório, o estado registrou 0,22 mortes de policiais a cada mil agentes de segurança, um índice superior aos de seus vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, que apresentaram taxas de 0,17 e 0,05, respectivamente. Apesar desses números, a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) informou que desde 2023 não ocorreram mortes de agentes em serviço, ressaltando um possível avanço nas condições de segurança para os policiais no estado.

Por outro lado, Santa Catarina também se destaca por registrar a menor taxa de civis mortos por policiais em serviço em todo o Brasil, com apenas 0,5 a cada 100 mil habitantes, taxa compartilhada com o Distrito Federal.

O relatório também destaca a necessidade de medidas mais rigorosas contra crimes cometidos sob a influência de organizações criminosas, além de apontar a urgência na melhoria da fiscalização das fronteiras para combater o tráfico de armas ilegais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.