‘Inquérito do golpe é mais grave que Mensalão’, afirma Gilmar Mendes

Acompanhe a Radio Piranhas FM
Pelo Radiosnet
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-piranhas-fm/52156

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, fez uma declaração afirmando que a investigação do inquérito da suposta tentativa de golpe é diferente de outros escândalos já julgados pela Corte, como o Mensalão e Lava Jato, ambos ligados ao governo do presidente Lula (PT). Segundo ele, a tentativa de golpe é “muito mais grave” que o Mensalão.

O magistrado afirmou que a gravidade dos fatos narrados torna o caso singular e de difícil comparação.

O Mensalão foi um esquema de compras de votos de parlamentares no primeiro governo de Lula (PT). O julgamento no Supremo ocorreu em 2012 e culminou na condenação e prisão de políticos de diversos partidos. Já a Lava Jato foi uma das maiores investigações de corrupção da história do Brasil. Ela revelou um vasto esquema de desvio de recursos na Petrobras, envolvendo políticos, empresários e grandes empreiteiras.

“O fato em si também é muito diferente de tudo o mais. No Mensalão se falava: está se corrompendo a democracia, a compra de votos. Aqui é uma coisa muito mais grave, quando se fala de matar o presidente da república, matar o vice-presidente, matar o ministro do Supremo, prender outros, fazer uma intervenção, sabe, é algo se formos buscar uma comparação, por exemplo, com o Mensalão, nós vamos dizer, poxa, é algo, ainda que tivesse a ver com democracia e a liberdade de voto, mas é algo totalmente diverso. A gravidade, portanto, dos fatos narrados é qualquer coisa de especial, e que se tem avançado tanto”, disse o ministro nesta terça-feira (25) ao G1.

 

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.