Ministros do STF cobram do Itamaraty reação à Musk e aliados de Trump

As ações de Elon Musk e de aliados de Donald Trump contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, são vistas por integrantes da Corte como um ataque institucional ao Supremo. Para eles, o Itamaraty precisa reagir formalmente aos ataques.

Os membros da Corte acreditam que a atitude deles faz “parte de um plano maior de constrangimento do Supremo e do Judiciário”. “O pano de fundo é jogar para minar a força e a autoridade do Supremo. Neste momento, independentemente de concordar ou não com as posições jurídicas de Moraes, há algo que vem na frente: a instituição”, disse um integrante da Primeira Turma ao blog da Daniela Lima do G1.

Uma outra ala do STF defende que o Itamaraty precisa dar uma resposta diplomática, já que o ataque é diplomático. Segundo essa mesma ala, a presença do Itamaraty seria usada para politizar a crise.

Um projeto em trâmite no Legislativo americano quer impedir a entrada de Moraes nos Estados Unidos. Musk, nomeado por Trump, usou a própria rede para disseminar informações de um perfil anônimo que indicava, sem indicar qualquer ilicitude, suposta retirada de investimentos de Moraes dos EUA.

De acordo com um comunicado da Embaixada dos EUA, a nação americana estaria “monitorando a situação” de atrito entre Moraes e Musk e afirma que a “liberdade de expressão é um pilar fundamental em uma democracia saudável”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.