Ministros do STF criticam influência de Janja e alertam sobre isolamento de Lula, segundo O Globo

Siga @radiopiranhas

A atuação da primeira-dama Rosângela da Silva, Janja, tem gerado insatisfação dentro e fora do governo e agora também é alvo de queixas entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo publicação do jornal O Globo.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

Magistrados da Corte têm manifestado preocupação de que Janja estaria dificultando o acesso de conselheiros políticos a Lula, limitando a visão do presidente a um círculo fechado e dificultando uma avaliação mais “realista e contundente” dos desafios do governo. Quatro ministros do STF ouvidos pela imprensa afirmam que Lula estaria tomando decisões de forma demasiadamente solitária, compartilhando-as quase exclusivamente com a esposa.

Segundo essa ala do Supremo, Lula sempre foi mais pragmático e aberto a temas sensíveis, principalmente na economia, enquanto Janja teria uma postura mais dogmática, influenciando o presidente em questões estratégicas.

Entre os ministros do STF, cresce a avaliação de que Lula precisa ampliar sua base de apoio, buscando nomes de centro e promovendo um “choque de gestão” em áreas sensíveis, como economia e segurança pública. A queda na popularidade do presidente, refletida nas últimas pesquisas, é vista como reversível, mas exige mudanças estratégicas.

Como mostrou o Datafolha, a avaliação negativa do governo Lula atingiu o pior patamar desde o início do mandato. Ainda assim, magistrados do STF avaliam que o cenário pode ser revertido até as eleições municipais e a sucessão presidencial de 2026.

No último fim de semana, durante a festa de 45 anos do PT, Lula saiu em defesa de Janja e rebateu as críticas, afirmando que a primeira-dama virou o alvo dos ataques ao governo.

“Não sei se vocês perceberam, a Janja agora é a bola da vez. Para me atingir, eles começam a atacar a Janja”, disse Lula.

O presidente também afirmou que aconselha a esposa a não se intimidar: “Ou você para de fazer o que gosta e eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar sua ideologia e o seu pensamento”.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.