Líder da situação, vereador Odon Bezerra, defende Educação Municipal

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 25 fev 2025

O líder da bancada de situação na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Odon Bezerra (PSB), rebateu o vereador Milanez Neto (MDB) e defendeu a Educação Municipal, durante pronunciamento na sessão desta terça-feira (25). Milanez Neto reproduziu reportagem local sobre falta de vagas no sistema de ensino e respostas desrespeitosas dadas pelo perfil oficial da gestão nas redes sociais.

O líder da bancada afirmou que acompanhou a reportagem veiculada nesta terça-feira (25) e explicou que a procura por vagas foi maior do que a oferta. “O planejamento da secretaria foi para 10 mil alunos. Este ano, 15 mil alunos pediram matrículas, acima da capacidade. Temos limitação de alunos em sala de aula. Não podemos ter mais de 25 alunos por sala na educação primária. Isso está sendo estudado, como amealhar. Novas escolas estão sendo abertas. Em Paratibe e Valentina, temos 20 unidades em construção”, justificou, salientando ainda que o prefeito Cícero Lucena pegou escolas sucateadas e, não teve só que reconstruí-las, mas também ampliá-las.

Sobre as respostas dadas pelo perfil oficial da gestão nas redes sociais, o parlamentar afirmou: “Em uma coisa convergimos. Tenho a plena convicção de que não é orientação da professora América dar respostas como aquelas”, afirmou Odon Bezerra, se referindo à secretária municipal de Educação. “A sua preocupação é a minha, principalmente por aquilo que sou investido, por acreditar na educação como uma revolução sem armas, como professor que sou”, declarou o parlamentar.

Odon Bezerra justificou o aumento da procura das vagas no ensino municipal. “Houve a saída de alunos do ensino particular para a escola pública pela qualidade que se presta hoje na Educação do Município, principalmente pelo respeito aos professores, quando temos o melhor salário da região nordeste. A qualidade que tive quando estudei no ensino público, e isso o Brasil perdeu ao longo do tempo e deixou para que a escola privada cuidasse. Mas, a coisa está se invertendo na Paraíba, principalmente em João Pessoa, quando se tem esse olhar”, ressaltou o parlamentar, citando ainda a distribuição de tablets com internet aos alunos e de chromebooks aos professores.

“A Prefeitura tem o planejamento para 10 mil alunos, mas 15 mil necessitam de escola. Anexos de escolas estão sendo feitos. Não foram 40 escolas reformadas e ampliadas, foram 42, dando dignidade ao cidadão do futuro e aos servidores. Tenho certeza que América vai tomar as providências necessárias. Não concordo com a forma pejorativa do servidor responder nas redes sociais e a punição vai ser exemplar. Não é essa a política de Cícero, muito menos da professora América. Vamos buscar a excelência no serviço público, mas reconstruir não está sendo fácil”, enfatizou Odon Bezerra.

Milanez Neto rebateu Odon Bezerra sobre os motivos do aumento na procura pelas vagas do ensino público. “As pessoas que hoje procuram a educação pública não é porque a escola está às mil maravilhas, é devido a crise econômica que o país vive, que, infelizmente, obriga pais e mães a colocarem seus filhos em escolas públicas”, afirmou o parlamentar, destacando que a denúncia da falta de vagas não foi construída por ele, “foi por pais e mães que sofrem”, enfatizou.

Jailma Carvalho (PSB) e Guguinha Moov Jampa (PSD) parabenizaram Odon Bezerra pela condução do assunto. “Esse debate é muito importante para esta Casa. Sou fruto da educação pública e acredito que estamos avançando no tocante à qualidade. Acredito que a nossa secretária não compactuaria com o posicionamento desrespeitoso tido com a cidadã, que merece ter seus direitos respeitados”, afirmou Jailma, sendo acompanhada por Guguinha Moov Jampa.

Já Carlão (PL) afirmou que o ensino público precisa estar preparado para receber os alunos que o procuram. “No ensino público municipal temos quase 76 mil alunos. O Município precisa estar preparado para receber esses alunos. E, hoje, o problema não é só receber esses alunos nas escolas, João Pessoa ficou com um índice muito baixo no Ideb”, afirmou o vereador, criticando o baixo desempenho da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.