Multihospital de Florianópolis é finalista em premiação internacional

Multihospital de Florianópolis é finalista em premiação internacional

Multihospital de Florianópolis é finalista em premiação internacional – Foto: PMF/Divulgação

Em pouco mais de seis meses, uma área inoperante deu lugar a um dos maiores avanços na saúde pública de Florianópolis. O Multihospital, inaugurado em junho de 2024 no espaço onde antes funcionava o antigo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, se tornou referência na oferta de serviços médicos integrados e, agora, alcança reconhecimento internacional. O projeto que deu origem ao complexo de saúde foi anunciado como finalista do MIPIM Awards 2025, uma das premiações mais importantes do setor imobiliário no mundo.

A iniciativa foi submetida à premiação pela Zurich Airport Brasil, concessionária do Floripa Airport, na categoria Melhor Projeto de Conversão – que reconhece empreendimentos que deram nova utilidade e relevância social a espaços já existentes. O Multihospital concorre com projetos da Alemanha, Bélgica e Estados Unidos, após se destacar entre mais de 200 inscrições de 36 países.

“O nosso serviço foca nas necessidades compartilhadas por todas as pessoas. Antes o paciente tinha um trabalho dobrado para resolver suas questões de saúde e hoje ele encontra as soluções em um só lugar, com atendimento de qualidade. O Multihospital é um verdadeiro avanço e um marco para a cidade”, destaca o prefeito Topazio Neto.

Uma nova referência em saúde pública

Com uma estrutura de mais de 13 mil m², o Multihospital trouxe para Florianópolis um conceito inovador: um complexo de saúde integrado, com diversos serviços em um único local. A unidade abriga:

  • Hospital Dia
  • UPA Sul – Unidade de Pronto Atendimento
  • Centro de Atenção Psicossocial 24 horas
  • Espaço Acolher Floripa – especializado no atendimento a vítimas de violência
  • Primeira Ótica Pública do município
  • 2ª Delegacia de Polícia da Capital

Nos próximos meses, a estrutura será ampliada com a instalação da Escola de Saúde Pública e da Central de Material Esterilizado, reforçando o papel do Multihospital como referência no atendimento à população.

Projeto que transformou o antigo aeroporto em um complexo de saúde concorre ao MIPIM Awards 2025, um dos mais prestigiados prêmios do setor imobiliário – Foto: PMF/Divulgação

Desde o início de seu funcionamento, o complexo já registrou mais de 170 mil atendimentos e recebeu cerca de 90 mil pacientes, oferecendo serviços que vão de consultas médicas em diversas especialidades a exames laboratoriais, radiografias, endoscopias, tomografias e procedimentos cirúrgicos.

O impacto da iniciativa foi determinante para sua indicação ao prêmio, uma vez que transformou um espaço sem utilidade em um centro de saúde essencial para a população.

O reconhecimento internacional

O MIPIM Awards, criado em 1990, é uma premiação internacional que reconhece projetos inovadores e sustentáveis no setor imobiliário. Com sede na cidade de Cannes, na França, o evento reúne especialistas do setor, como arquitetos, urbanistas e investidores, que avaliam os projetos finalistas com base em critérios como criatividade, impacto social, sustentabilidade e viabilidade econômica.

Em sua história, o MIPIM Awards premiou apenas um projeto brasileiro: o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, vencedor na categoria “Construção verde mais inovadora”. Neste ano, além do Multihospital de Florianópolis, apenas outros dois projetos brasileiros – de Curitiba e São Paulo – estão entre os finalistas em outras categorias.

O Multihospital, inaugurado em junho de 2024 no espaço onde antes funcionava o antigo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, se tornou referência na oferta de serviços médicos integrados – Foto: Ricardo Wolffenbuttel

Os vencedores serão anunciados no dia 13 de março, durante a cerimônia oficial do MIPIM Awards 2025. O evento será uma vitrine global para os projetos indicados, reforçando Florianópolis como uma cidade que aposta em soluções inteligentes para o desenvolvimento urbano e social.

Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.