RECUOU: Governo Lula libera crédito para Plano Safra após suspensão

Siga @radiopiranhas

O Tesouro Nacional confirmou aos bancos que as linhas de crédito subsidiadas pelo governo federal no Plano Safra já estão disponíveis. A informação foi dada pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, que antecipou ainda a publicação de um crédito extraordinário no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (24), garantindo mais recursos para os financiamentos.

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Banner 2 Ebooks 300 x 250

A suspensão temporária das linhas de crédito, anunciada na última quinta-feira (20), ocorreu devido ao esgotamento do orçamento disponível e à alta da taxa básica de juros, que elevou os custos de equalização. Segundo Ceron, sem a aprovação da Lei Orçamentária, não era possível utilizar os mecanismos de suplementação de recursos.

Para encontrar uma solução, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, discutiu o tema com a equipe econômica, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e o chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira.

O governo também monitorou as redes sociais e identificou um movimento de desinformação sugerindo que o Plano Safra havia sido encerrado. Ceron reforçou que a situação já foi normalizada e que os bancos ficaram apenas dois dias sem novas contratações.

A suspensão atingiu todas as linhas de crédito, com exceção do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). “Só está afetado o grande produtor. O produtor de alimentos não foi impactado, pois os valores são pequenos e conseguimos viabilizar com mais facilidade”, explicou Haddad.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.