Grande empresa argentina dá adeus ao Brasil

A parte brasileira da estatal argentina YPF recentemente foi comprada pela Usiquímica, a dona da marca de lubrificantes Valvoline, acordo que vai dobrar o tamanho da companhia. Mas a YPF não vai sair do Brasil totalmente. Segundo a Veja, a YPF mantém um pé por aqui, recebendo royalties pelo licenciamento da marca para a Usiquímica e por continuar apoiando a empresa no desenvolvimento de produtor.

Os valores da transação não foram divulgados, mas uma nota oficial da empresa declara que os lubrificantes da marca YFP continuam no mercado interno. Segundo o AutoIndústria, o acordo inclui um licenciamento da marca argentina, que corresponde a cerca de 2% das vendas do segmento no país, assim como a produção da fábrica de Diadema, na Grande São Paulo.

“A compra da YPF Brasil confirma a disposição da empresa em dar continuidade a processo de expansão no mercado de lubrificantes para o segmento automotivo”, opina o AutoIndústria.

YPF

A YPF, Yacimientos Petrolíferos Fiscales, é um empresa estatal criada pelo governo argentino em 1922, durante a presidência de Hipólito Yrigoyen. Atualmente, segundo o site da YPF, ela é a empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina – onde estava na mira do presidente Javier Milei para ser privatizada. A empresa também atua no Chile e veio para o Brasil em 1998, desenvolvendo “lubrificantes e produtos com foco em tecnologia e respeito ao meio ambiente”, afirma seu site oficial.

Com mais de 100 anos de atuação, a YPF é uma das maiores empresas do segmento na América Latina, com uma participação de mercado de 54% no segmento de óleo e gás, além de atuar nos segmentos Agro, Químico e no desenvolvimento de energias renováveis. “Em 2023, as vendas de lubrificantes no Brasil esbarraram em 1,5 milhão de metros cúbicos, crescimento próximo de 7%. A YPF apareceu como a oitava marca mais consumida”, afirma o AutoIndústria.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.