Alta demanda no Hospital Santa Isabel gera reclamações sobre demora e pacientes deixam unidade sem atendimento

Já imaginou chegar ao pronto-socorro de um hospital com um problema de saúde e não ser atendido? Esse é o relato de pacientes que procuraram o atendimento de emergência no Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Edson Christian Bauer, de 64 anos, procurou a emergência hospitalar na noite de sábado (22), por volta das 20h30, com fortes dores no estômago e pressão arterial alterada. Embora tenha passado pela triagem rapidamente, o descaso veio em seguida. “Às 6h da manhã eu fui embora sem ser atendido. Não aguentava mais esperar. Passei a noite inteira sentado numa cadeira, sem sequer um remédio para a dor. E não fui o único. Na mesma sala havia uma mulher que contou ter um tumor na cabeça. Ela estava com fortes dores de cabeça e também não foi atendida. Outra mulher estava com o rosto inchado devido a uma picada, com muita dor no local, e também não recebeu atendimento”, relatou Edson.

O homem contou ainda que, por volta das 5h30, todos os pacientes, já desanimados e sem esperanças, começaram a ir embora. “Durante as nove horas que fiquei no hospital, ninguém foi atendido. Apenas os casos que chegaram de ambulância, como os do Samu ou dos bombeiros, estavam recebendo atendimento médico”, disse.

A irmã de Edson, Karin Bauer, de 66 anos, que o acompanhou ao hospital, relatou que conversou com um médico, que justificou a demora dizendo que o hospital estava enfrentando muitas intercorrências. “Quando vi um médico passando, chamei para perguntar sobre o estado do meu irmão, que é idoso e cardíaco, e estava se contorcendo de dor no estômago e com a pressão alta. O médico respondeu que não era questão de ser idoso ou não, mas que haviam muitas intercorrências chegando”, contou Karin. E ainda questionou: “Será que só quem chega de ambulância é atendido? As outras pessoas podem esperar a noite toda sem sequer uma informação?”, desabafou.

Karin também observou uma placa indicando que havia três médicos plantonistas naquela noite no hospital. “No entanto, só vi um médico, e vários residentes, que não podem atender sozinhos”, disse.

Outros relatos

Este não é o único caso. Na sexta-feira (21), o Portal Alexandre José também recebeu denúncias de pacientes que aguardavam atendimento na emergência do hospital. Uma mulher, que preferiu não se identificar, relatou que sua mãe, também idosa, ficou horas esperando para ser atendida. “Minha mãe estava gemendo de dor, é cardíaca, faz hemodiálise e teve um membro amputado. Isso é um completo descaso”, afirmou a mulher.

Ela acrescentou que os atendentes informaram que o sistema do hospital estava fora do ar. “Mas antes de existir sistema, será que não havia papel e caneta para os médicos prescreverem medicamentos?” questionou.

Durante a espera, a mulher ainda gravou um vídeo de outro paciente que estava indignado com a situação.

Posicionamento do Hospital Santa Isabel

A equipe do Portal Alexandre José entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Santa Isabel para esclarecer a demora no atendimento do pronto-socorro.

Conforme nota: “Na noite de ontem e manhã de hoje, estamos enfrentando uma alta demanda. Muitas emergências clinicas, traumas, hemorragias digestivas, AVC, politraumatismos, casos graves que foram priorizados. Com isso o atendimento tende a demorar mais para casos menos graves.

Utilizamos o protocolo de triagem Manchester. Esse protocolo classifica os pacientes conforme a gravidade do quadro clínico, priorizando os casos mais urgentes”.

Leia mais:

Pai recebe ajuda dos bombeiros por telefone e faz parto de bebê em casa em Brusque

Vídeo: bombeiros atendem bebê de 9 dias que estava com vias aéreas obstruídas

Vídeo: Policial pula dentro de caminhão em movimento após motorista abandonar veículo com drogas

Participe dos canais do Portal Alexandre José

Instagram

Facebook

Canal Whatsapp

O post Alta demanda no Hospital Santa Isabel gera reclamações sobre demora e pacientes deixam unidade sem atendimento apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.