Senado dos EUA confirma indicado de Trump como diretor do FBI

Siga @radiopiranhas

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (20) o indicado do presidente Donald Trump, Kash Patel, como novo diretor do FBI. A votação que culminou na aprovação do nome de Patel foi apertada, encerrando-se em 51 a 49, com a maioria dos republicanos garantindo sua aprovação, apesar de alguns membros da legenda e todos da oposição democrata terem votado contra. As senadoras republicanas Susan Collins, do Maine, e Lisa Murkowski, do Alasca, votaram contra a nomeação.

Patel assume o comando do FBI com o objetivo de seguir realizando fortes mudanças dentro do órgão, que já conta com a demissão em massa de vários agentes e funcionários de alto escalão.

A nomeação de Patel foi recebida com entusiasmo por aliados de Trump no Senado, que veem nele a pessoa ideal para restaurar a credibilidade do FBI. Durante a votação desta quinta-feira, o senador republicano do Iowa Chuck Grassley, presidente do Comitê Judiciário do Senado, destacou que Patel buscará resgatar a reputação histórica da agência.

“O Sr. Patel quer tornar o FBI responsável novamente – recuperar a reputação que o FBI historicamente teve na aplicação da lei”, declarou Grassley.

Republicanos argumentam que, sob a administração do ex-presidente democrata Joe Biden (2021-2025), o FBI se tornou uma ferramenta política usada contra opositores e contra o próprio presidente Trump, e que mudanças profundas são necessárias para devolver à agência sua missão original de combate ao crime, não de perseguição.

A oposição democrata tentou barrar a confirmação de Patel, alegando falta de experiência gerencial e preocupações sobre seu alinhamento com Trump.

Segundo a Associated Press (AP), pouco antes da votação, um grupo de democratas do Comitê Judiciário realizou uma manifestação em frente à sede do FBI na tentativa de pressionar senadores indecisos. A estratégia, no entanto, não foi suficiente para reverter o resultado.

Combate ao “Deep State”

Patel, um aliado próximo de Trump que atuou no Conselho de Segurança Nacional durante o primeiro mandato do republicano, assumiu o compromisso de promover grandes mudanças no FBI. Em seu livro intitulado “Government Gangsters”, ele defende uma ampla reforma no sistema de inteligência dos EUA e critica o que chama de “classe dominante corrupta” dentro das instituições federais.

Ele já declarou que sua prioridade é devolver o foco do FBI à aplicação da lei, afastando-se do modelo atual, que tem um peso maior na coleta de inteligência e segurança nacional. Além disso, Patel compartilha da visão de Trump de que o chamado “Deep State” (Estado Profundo) – uma rede de burocratas e líderes políticos que operam nos bastidores para manter o poder – precisa ser desmantelado.

“Vamos limpar a liderança corrupta que abusou de sua autoridade e restaurar a integridade do FBI”, escreveu Patel em seu livro.

Quando indicou Patel para o cargo em dezembro do ano passado, Trump disse em suas redes sociais que ele seria “fundamental para restaurar os princípios do FBI: fidelidade, bravura e integridade”.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.