‘Mayday fuel’: o que significa protocolo ativado pela Azul durante voo de SP a MA

Às 13h23 de quarta-feira (19), o voo AD 4871 decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino a São Luís (MA). Devido ao mau tempo, o pouso no destino original não foi possível e o piloto alterou a rota para Teresina (PI), capital do estado vizinho.

Aviões da gol e azul em pista

Airbus da Azul Linhas Aéreas teve problemas com combustível em voo na quarta-feira (19) – Foto: Reprodução/ND

No entanto, as condições climáticas também impediram o pouso em Teresina e o piloto declarou situação de “mayday fuel” ao controle do tráfego aéreo do Piauí. Com a declaração, o voo passou a ter prioridade para pouso, que ocorreu em Parnaíba (PI), a 300 km de Teresina em linha reta, às 17h49.

“Mayday fuel” indica que o voo está em situação de emergência

No protocolo estabelecido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o uso da expressão sinaliza que a aeronave tem combustível suficiente para menos de 30 minutos de voo, garantindo prioridade imediata de pouso.

Avião da azul no ar

Piloto entrou em contato com a torre de comando para declarar a emergência – Foto: Reprodução/ND

O voo deveria pousar em São Luís às 16h25, mas a forte chuva e ventos de 40 km/h obrigaram o Airbus A320 a mudar de rota. O piloto entrou em contato com a torre de comando para declarar a emergência.

“Voo 4871 declara mayday fuel. Preciso das condições de Parnaíba, São Luís ou se houve alguma melhora em Teresina”. A torre informou que em Teresina não houve melhora, mas o pouso em Parnaíba seria possível”, pediu o piloto.

Rota feita por avião que declarou "mayday fuel"

Rota feita por avião da Azul que declarou ‘mayday fuel’ por falta de combustível – Foto: Reprodução/Flightradar24

Conforme a Anac, o piloto deve declarar “mayday fuel” quando o combustível restante for inferior à quantidade necessária para um pouso seguro no destino, somada à reserva obrigatória de 30 minutos de voo.

Em nota, a Azul afirmou que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.