Teutônia confirma primeiro caso de dengue em 2025 e monitora novos suspeitos

O município de Teutônia registrou o primeiro caso confirmado de dengue em 2025. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) incluiu o caso no Painel de Casos de Dengue RS nesta segunda-feira (17). A paciente é uma moradora da zona rural, com idade entre 50 e 59 anos, que contraiu a doença fora do município.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, a confirmação inicial veio por meio de um teste rápido, seguido da coleta de amostras encaminhadas para análise no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS). Além desse caso, outros 39 foram notificados na cidade. Até o momento, 29 foram descartados e 10 ainda estão em investigação.

A secretária de Saúde de Teutônia, Marlene Metz, destacou que o fato de a infecção não ter ocorrido dentro do município demonstra a eficiência das medidas preventivas adotadas. Entre as principais estratégias estão a aplicação de larvicida biológico BTI e do inseticida Fludora Fusion, que ajudam a conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Marlene também ressaltou a importância da colaboração entre o poder público e a população, bem como do trabalho intensivo de monitoramento realizado pela Vigilância em Saúde. Essa abordagem tem sido essencial para reduzir os casos de dengue na cidade, que encerrou 2024 com 468 confirmações da doença.

Casos de dengue na microrregião

Além de Teutônia, outros dois municípios da microrregião registraram casos positivos de dengue em 2025. Paverama e Poço das Antas também tiveram uma infecção confirmada cada, totalizando três casos na região até o momento.

A Vigilância Epidemiológica reforça a importância da prevenção, como eliminar possíveis criadouros do mosquito e buscar atendimento médico ao surgirem sintomas como febre, dores musculares e manchas na pele. O monitoramento continua e novos casos podem ser atualizados conforme avançam as investigações.

The post Teutônia confirma primeiro caso de dengue em 2025 e monitora novos suspeitos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.