‘Para tudo se acabar na quarta-feira’: livro sobre grandes criadores do carnaval é lançado no Rio

Obra é organizada pela curadora Luisa Duarte e pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães e conta com artigos de pesquisadores e jornalistas e um conjunto de fotografias do carnaval. Laíla, Renato Lage, Milton Cunha e Rosa Magalhães estão entre os 17 carnavalescos homenageados. ‘Para tudo se acabar na quarta-feira’: livro sobre grandes criadores do carnaval é lançado no Rio
O arquiteto Miguel Pinto Guimarães e a curadora Luisa Duarte lançaram o livro “Para tudo se acabar na quarta-feira: Grandes Criadores do Carnaval” nesta quarta-feira (19) na Livraria Travessa do Leblon, na Zona Sul do Rio.
A obra, da Editora Capivara, conta com artigos biográficos e analíticos sobre 16 dos mais conhecidos carnavalescos do Brasil selecionados por uma comissão de especialistas.
Há vitórias embriagadoras, derrotas dolorosas, inovações geniais, celebridades, ciúmes, solidariedade. Tudo na intensidade e na alta voltagem de uma festa única no mundo, que mobiliza milhões de espectadores de milhares de profissionais – e que é efêmera, acaba em 70 minutos.
Com capítulos que celebram desde o “pai” Fernando Pamplona (1926-2013) à jovem dupla Gabriel Haddad & Leonardo Bora, o volume conta com mais de duas centenas de fotografias espetaculares, croquis dos carnavalescos, e a apresentação do escritor, professor e historiador Luiz Antônio Simas, autoridade no assunto; além da participação de patrimônios da cultura no Brasil, a exemplo de Haroldo Costa.
“Uma injeção de formas e cores atiçando nossas sinapses, um baticumbum ritmando nosso pulsar cardíaco. Ninguém sai o mesmo de uma experiência como essa”, diz Miguel Pinto Guimarães sobre o carnaval em sua introdução.
São esses os carnavalescos e os autores homenageados na obra:
Fernando Pamplona (por Leonardo Bruno)
Arlindo Rodrigues (Felipe Ferreira e Ricardo Lourenço)
Júlio Mattos (Eduardo Gonçalves)
Joãosinho Trinta (por Aydano André Motta)
Laíla (por Aydano André Motta)
Maria Augusta (por Flávia Oliveira)
Fernando Pinto (por Miguel Pinto Guimarães)
Rosa Magalhães (por Fábio Fabato e Helena Theodoro)
Max Lopes (por Marcelo Pires)
Renato Lage (por Daniela Name)
Alexandre Louzada (por João Gustavo Melo)
Oswaldo Jardim (por Bruno Chateaubriand)
Milton Cunha (por Bruno Chateaubriand)
Paulo Barros (por Marcelo de Mello)
Leandro Vieira (por Helena Theodoro)
Gabriel Haddad/Leonardo Bora (por Leonardo Bruno)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.