Filho de Milton Leite será secretário de Nunes para relacionamento com outros órgãos, como a Câmara


Deputado federal, Alexandre Leite visitou Câmara e Assembleia Legislativa nesta terça-feira (18). Seu pai, Milton, foi presidente da Casa dos vereadores por seis anos, sendo os últimos quatro de maneira consecutiva. Alexandre Leite e Ricardo Nunes se abraçam durante anúncio do secretário, em 14 de fevereiro
Reprodução/Instagram
O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil) será o novo secretário executivo de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo. O cargo, um braço da Casa Civil, tem como função representar a prefeitura diante de outros órgãos e entidades nas mais diferentes esferas, como as da região metropolitana, e em níveis estadual e federal.
Alexandre é deputado federal desde 2011, atualmente em seu quarto mandato, e filho de Milton Leite, histórico líder político paulistano. Milton foi presidente da Câmara Municipal por seis anos, sendo os últimos quatro de maneira consecutiva — ou seja, toda a legislatura passada. Para isso, teve que alterar a Lei Orgânica do Município duas vezes.
Após 28 anos como vereador, Milton não se candidatou à reeleição em 2024. Ainda assim, elegeu dois afilhados políticos para a Câmara: Silvão Leite, que já assumiu o posto de líder do União Brasil na Casa, e Silvinho Leite, também do União. Além disso, costurou acordo para que seu sucessor na presidência fosse alguém do partido. O posto ficou com Ricardo Teixeira neste primeiro ano de mandato.
Portanto, mesmo fora dos holofotes, Milton tem seus representantes na Câmara, um dos filhos como líder do União Brasil na Assembleia Legislativa (Milton Leite Filho) e, agora, o outro filho como braço da prefeitura para relacionamento com outras instituições.
Nesta terça, Alexandre visitou a Câmara e a Assembleia Legislativa (Alesp) para se apresentar como o interlocutor da prefeitura com estas Casas legislativas.
“Faço questão de ter esse contato direto com cada vereador aqui da Câmara, para que a gente possa trazer a resolução de qualquer conflito de interesse que possa impedir a votação de projetos que beneficiam a cidade e a população”, disse, na visita ao colégio de líderes do Legislativo paulistano nesta terça.
O anúncio da nomeação foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) na última semana, mas ainda não foi oficializado em Diário Oficial. A expectativa é que a publicação ocorra nesta quarta-feira (19).
Alexandre Leite com o pai, Milton, e o vereador Silvinho, no gabinete do vereador
Reprodução/Instagram
Emendas e reforma tributária
Na sexta-feira (14), o prefeito Ricardo Nunes justificou a nomeação de Alexandre devido ao trânsito que o parlamentar tem no Congresso. “Eu já desejava que tivéssemos um secretário de Relações Institucionais que fosse deputado [federal] ou ex-deputado, pela necessidade de relação com a área federal, a questão de emendas, mas também a relação com o governo.”
O prefeito falou ainda citou a necessidade de ter um representante no conselho previsto na reforma tributária. “A gente precisa ter São Paulo lá muito ativo, garantindo a sua vaga, sendo líder nessa discussão”, disse. Na ocasião, Nunes lembrou que Alexandre já foi coordenador da bancada paulista na Câmara, a maior bancada estadual, com 70 deputados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.