Idoso completa centenário e pode se tornar o único morador com 100 anos em cidade no interior de SP


Waldemar Cotting completou 100 anos na quinta-feira (13) em Barão de Antonina (SP), e comemorou com a família neste sábado (15). Ele pode ser o único morador da cidade a passar dos três dígitos de idade. Waldemar comemora 100 anos neste sábado (15) ao lado da família em Barão de Antonina (SP)
Arquivo pessoal/Célio Cotting
Waldemar Cotting, morador de Barão de Antonina (SP), completou 100 anos nesta quinta-feira (13). O agora centenário, pode ser o único morador da cidade que tem pouco mais de 3 mil habitantes, a passar dos três dígitos na idade. Isso porque, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o ultimo Censo os moradores mais velhos do município, cinco no total, tinham entre 95 e 99 anos.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O idoso comemorou o centenário neste sábado (15), ao lado de toda a sua família, com direito a churrasco e bolo para os parabéns. Ao g1, Célio Cotting, de 60 anos, filho de Waldemar, contou que os irmãos de outros Estados foram até a cidade do pai, assim como os 17 netos, 12 bisnetos, um tataraneto e amigos da família, para celebrar a data tão especial.
De acordo com o Censo do IBGE, em 2022 apenas cinco moradores tinham entre 95 e 99 anos em Barão de Antonina (SP)
Reprodução/IBGE
Célio compartilhou que a família produziu camisetas para celebrar esse momento. Nas camisetas tem uma foto de Waldemar, a marca do centenário, o nome de cada integrante e o parentesco. Os integrantes da família terminaram de chegar neste sábado (15).
Waldemar Cotting nasceu na Vila Mariana, em São Paulo (SP), mas com apenas 6 anos de idade, mudou-se com a família para um sítio em Barão de Antonina. Trabalhou na roça até os 21 anos, com 25 anos casou e teve 8 filhos.
O aniversariante contou que é uma grande felicidade chegar aos 100 anos, pois poucas pessoas conseguem chegar nessa idade. Para Célio, foi marcante poder vivenciar e comemorar essa data com o pai, sendo uma alegria para todos.
Waldemar comemorou o centenário ao lado de sua família em uma festa neste sábado (15)
Arquivo pessoal/Célio Cotting
🎂 E qual o segredo para chegar no centenário?
Waldemar compartilhou que o segredo de vida para chegar até os 100 anos foi optar por uma vida simples. Não ingerir bebidas alcoólicas, nem fumar. Comer verduras, legumes e uma proteína fresca.
Célio explicou que a rotina de seu pai é simples, ele acorda e dorme cedo, toma café, almoça e mexe com as plantas que tem no seu quintal. Durante a tarde, ele vai conversar e jogar cartas com um amigo. Ele contou que sente falta de conseguir andar pela cidade, pois as pernas não aguentam mais.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.