Enchente do Rio Taquari em 2023 foi a maior em 150 anos, revela pesquisa

Um estudo recente revelou que a enchente de setembro de 2023 no Rio Taquari, em Lajeado, foi a mais significativa em 150 anos. O Rio Grande do Sul foi impactado por um ciclone extratropical, resultando em inundações em diversas cidades e perdas de vidas.

O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisadores da Univates, Ufrgs e do Serviço Geológico do Brasil.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados e fontes ao longo de 84 anos, confirmando que a enchente de setembro de 2023 ultrapassou em 66 centímetros a registrada em 1941, até então considerada a maior do município.

Além disso, a enchente de novembro igualou-se em magnitude à ocorrida na década de 1940. Ou seja, somente em 2023 o município enfrentou as duas maiores enchentes em um período de 150 anos. Os pesquisadores indicam que a única possivelmente mais grave que a de 1941 foi a de 1873, a qual está sendo investigada.

Os dados serão compartilhados com a administração municipal e outras entidades. O estudo é assinado por professores e pesquisadores.

Um dos desafios enfrentados pelos pesquisadores foi encontrar um ponto de medição único para garantir a precisão na análise e uma metodologia consistente.

Os pesquisadores destacam que eventos extremos, como as enchentes no Rio Taquari, têm ocorrido com certa frequência, embora espaçada. Eles ressaltam que a recorrência das inundações em 2023 está ligada a fatores como El Niño, mudanças climáticas e aquecimento global, que aumentam a evaporação e as chuvas.

Eles enfatizam a importância de pensar em adaptações climáticas para lidar com esses cenários no futuro e garantir resiliência diante dos extremos climáticos, como inundações e secas mais frequentes.

The post Enchente do Rio Taquari em 2023 foi a maior em 150 anos, revela pesquisa appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.