Boletos com vencimento após 21/02 podem parar de funcionar; entenda

A partir de 22 de fevereiro de 2025, uma mudança determinada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) entrará em vigor: o fator de vencimento dos boletos bancários será reiniciado para “1000”. Essa alteração é necessária porque, em 21 de fevereiro, o fator atual atingirá seu limite máximo de 9.999 dias.

Boletos com vencimento após 21/02 podem parar de funcionar – Foto: Divulgação/ND

Para quem não sabe, o fator de vencimento é um número de quatro dígitos que indica a quantidade de dias decorridos desde 7 de outubro de 1997 até a data de vencimento do boleto, sendo essencial para o processamento e compensação bancária. Caso os sistemas não sejam atualizados, erros podem ocorrer na interpretação das datas, impactando pagamentos e cálculos de juros.

Dionathan Henchel, CTO e sócio fundador da Vertrau, empresa especializada em tecnologia financeira, alerta: “Se os sistemas não forem atualizados, há o risco de erros na interpretação da data de vencimento, comprometendo pagamentos e cálculos de juros”.

Como evitar falhas no processamento de boletos?

Para evitar falhas nos pagamentos, bancos, empresas e sistemas de ERP devem realizar os ajustes necessários antes da data limite – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Segundo a Abranet (Associação Brasileira de Internet), para evitar falhas nos pagamentos, bancos, empresas e sistemas de ERP devem realizar os ajustes necessários antes da data limite.

A Vertrau recomenda que todas as empresas que emitem ou processam boletos verifiquem com seus provedores de tecnologia e instituições financeiras se os sistemas estão preparados para a nova regra. A Abranet reforça que essa adaptação deve ser uma prioridade para garantir a continuidade das operações financeiras e evitar transtornos nos processos de pagamento.

Essa adaptação deve ser uma prioridade para garantir a continuidade das operações financeiras e evitar transtornos nos processos de pagamento – Foto: Abranet/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.