Trump afirma que o Departamento de Educação é uma “grande fraude”: “Gostaria de fechá-lo”

Siga @radiopiranhas

“Gostaria de fechá-lo imediatamente”, declarou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em resposta aos jornalistas em uma recente coletiva de imprensa. “O Departamento de Educação é uma grande fraude”, explicou o mandatário norte-americano. Trump lembrou que os Estados Unidos ocupam a quadragésima posição entre os quarenta melhores países do mundo em Educação, enquanto são os primeiros em gasto por aluno.

“Noruega, Dinamarca, Suécia… odeio dizer isso… China, por maior que seja, estão entre os cinco primeiros”, continuou Trump. “É um rival fundamental. Estamos na posição número quarenta, e se estamos na posição número quarenta isso significa que estamos fazendo algo muito errado, não é?”

Trump defende a ideia de devolver a educação aos estados, como era antes da criação por Jimmy Carter do departamento federal em 1980: “Eu digo que devolvam a Iowa, a Idaho, a Colorado. Provavelmente teremos 35, talvez 37 estados que farão tão bem quanto Dinamarca, Noruega, Finlândia e Suécia”, acrescentou Trump. “Serão igualmente bons”.

Este projeto não é, ou não deveria ser, nenhuma surpresa, porque Trump já falou de seu desejo de eliminar o departamento federal em muitas ocasiões, alegando que não havia cumprido sua missão de melhorar o nível educacional apesar de gastar quantias enormes de dinheiro.

Mas neste caso, pelo menos, Trump não só não iniciou ainda o fechamento em questão como nomeou Linda McMahon para dirigi-lo. “O que eu quero é que os estados administrem as escolas”, disse Trump em resposta a um jornalista que perguntou sobre esta nomeação. “Acredito firmemente na liberdade de escolha de escolas, mas além disso, quero que os estados administrem as escolas e quero que Linda fique sem trabalho”.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.