IEEEM de Estrela busca apoio para resolver problema de infraestrutura

O Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã, localizado em Estrela, no Vale do Taquari, enfrenta problemas de infraestrutura que afetam diretamente os seus mais de 100 alunos internos. A escola, única na região a oferecer formação de professores com alojamento, está buscando apoio e visibilidade para que o governo e as instituições responsáveis possam providenciar melhorias urgentes nas condições de sua estrutura. Um grupo de alunos se mobiliza para incentivar as ações.

Um dos maiores desafios da instituição é a falta de condições para instalar aparelhos de ar-condicionado adquiridos há mais de seis anos, mas que até hoje permanecem armazenados na biblioteca. Isso ocorre porque o prédio antigo da escola não possui a fiação necessária para suportar a carga elétrica exigida pelos aparelhos. Sem a possibilidade de adequar a infraestrutura elétrica, os alojamentos, que abrigam alunos em regime de turno integral, continuam quentes e abafados, com ventiladores de teto que nem sempre funcionam adequadamente.

No final de 2024, a escola recebeu uma verba de aproximadamente R$ 90.000 através do programa Agiliza, com a expectativa de usar esse valor para realizar as adequações necessárias para a instalação dos ar-condicionados. No entanto, segundo eles, ao buscar orientação junto à 3ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), a equipe da escola foi informada de que a verba não pode ser utilizada para obras que exijam um projeto específico, como o de adequação da fiação elétrica.

Diante dessa limitação, a escola decidiu utilizar a verba para recuperar a quadra esportiva, um projeto que também estava bloqueado anteriormente, mas que agora foi viabilizado dentro das regras do programa. Entretanto, o problema dos ar-condicionados permanece sem solução, e os alunos continuam sofrendo com a falta das instalações.

Outra situação que dificultam as obras é que o governo repassa a verba destinada à instituição como se fosse uma escola de turno único, desconsiderando que o Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã oferece aulas em turno integral e abriga cerca de 200 alunos durante a semana. “A verba repassada não cobre os custos reais da escola, que fornece alimentação, banho, água e energia elétrica para todos os estudantes, além de manter a estrutura física da instituição.”

The post IEEEM de Estrela busca apoio para resolver problema de infraestrutura appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.