O tweet mais ridículo da semana (64)

Sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mudou o mapa-múndi, colocando o Brasil,literalmente, no centro do mundo. Lula respondeu, na sexta-feira 12, a publicação de um perfil que fazia meme do mapa-múndi feito pelo IBGE. O petista disse que a Terra é redonda.

Apoiadores do presidente endossaram a resposta dele, argumentando que por a Terra ser redonda, não há problema em alterar a localização dos países no mapa.

O mapa, segundo do IBGE, tem a marcação dos países que fazem parte do G20 e que possuem representação diplomática brasileira. Além disso, tenta mostrar a forma “singular” que o país é visto por presidir, atualmente o G20.

Ex-deputado federal pelo Cidadania, Roberto Freire classificou a ação do IBGE como “pueril nacionalismo”. “No afã nacionalista não mediu esforços”, escreveu Freire. “Cortou grandes países, territorialmente falando, ao meio ou decepando partes e desprezou um velho mapa-múndi que todo mundo tem e é um igual mapa-múndi em todo o mundo.”

Nos mapas mundiais convencionais, a América do Sul fica à esquerda da África, que está no centro, e todas as outras regiões são mostradas como um todo. A versão do IBGE, no entanto, coloca a África à direita e muda a posição de partes da Rússia, da China e da Austrália, que aparecem com territórios cortados.

O presidente Lula foi o vencedor desta semana. Neste ano, o vencedor vai faturar o Troféu Geraldo Alckmin, com direito a um meme personalizado e um par de meias supimpas.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.