Decreto revogado: postinhos de saúde devem voltar atender por agendamento em Cuiabá


Abílio Brunini (PL) voltou atrás da decisão tomada em janeiro deste ano em que determinava o atendimento de pacientes por ordem de chegada nos postinhos. Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá
Luiz Alves
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), voltou atrás e revogou o decreto que suspendia os agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde do município e atendia por ordem de chegada. Com a nova medida, publicada no Diário Oficial de sábado (8), os postinhos de saúde dos bairros deverão agendar as consultas dos pacientes.
No decreto, Brunini explicou que a decisão foi tomada levando em consideração o fim das férias de grande parte dos servidores da saúde e o “avanço no monitoramento e a resposta às medidas implementadas para a organização dos serviços de saúde em razão da situação de emergência epidemiológica”.
No dia 7 de janeiro, o prefeito alegou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estvavam lotadas e dispensando pacientes por “motivos mínimos”. Por isso, mandou os pacientes procurar o postinho mais próximo de casa para ser atendido. A medida, no entanto, causou polêmica.
À época, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) criticou a postura do prefeito e disse que a determinação estava levando pacientes com problemas mais graves aos postinhos, colocando em risco a vida dessas pessoas.
“As UBSs funcionam como o consultório do médico, enquanto as UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] são os Pronto-Atendimentos dos hospitais. Quando alguém tem dor, febre, vômitos e outros sintomas, esta pessoa não liga para marcar uma consulta, ela vai ao Pronto-Atendimento”, explicou o Conselho.
Ainda segundo o CRM, as UBSs passaram por um desmonte e, atualmente, não têm a estrutura necessária para o atendimento adequado aos pacientes e o direito do médico de emitir a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) foi até mesmo retirado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
🔍Diferença entre UPA e UBS
A principal diferença entre a UPA e UBS é o tipo de atendimento prestado. Enquanto as UBSs são externas para a atenção primária, oferecendo serviços preventivos e de acompanhamento contínuo, as UPAs atendem urgências e emergências, focando em estabilizar pacientes que atendem imediatamente. As UBSs são mais indicadas para o tratamento de doenças crônicas e prevenção de doenças, enquanto as UPAs são preparadas para casos mais graves que precisam de uma resposta rápida.
Confira abaixo os principais serviços fornecidos em cada unidade:
UBS
Consultas médicas para doenças simples e acompanhamento de doenças crônicas.;
Acompanhamento da saúde da mulher (pré-natal, exames de rotina, planejamento familiar);
Vacinação infantil e para adultos;
Atendimento odontológico básico e orientações de higiene bucal;
Exames de rotina, como aferição de pressão arterial, glicemia e exames preventivos.
UPA
Atendimento a emergências médicas, como traumas, infartos e acidentes;
Tratamento de crises respiratórias (asma, falta de ar);
Suturas e primeiros socorros para ferimentos mais graves;
Monitoramento e tratamento para intoxicações e reações alérgicas graves;
Atendimento a doenças agudas com necessidade de estabilização, como febre alta ou dor intensa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.