O presidente Lula (PT) sancionou nesta quinta-feira (11), com veto, o projeto de lei que restringe a ‘saidinha’ temporária de presos. Agora, o veto será analisado pelos deputados e senadores, que poderão manter ou rejeitar a decisão.
Conforme informações da Presidência, Lula acatou uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Com isso, de acordo com a proposta aprovada pelo presidente, fica proibida a saída temporária de presos condenados por praticar crimes hediondos, com violência ou grave ameaça, como os de estupro, homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e tráfico de drogas.
Também foram sancionados pontos que preveem o uso de tornozeleiras eletrônicas para que presos possa sair para trabalhar durante o dia e o endurecimento dos critérios para prorrogação de regime.
Santa Catarina
O governador Jorginho Mello (PL), usou as redes sociais para se manifestar contra o veto. Segundo Mello, “é inacreditável” a decisão do presidente. “O Governo Federal vetou o principal ponto do projeto que acaba com a saidinha de presidiários. Já estou trabalhando, junto dos nossos parlamentares, para que o veto seja derrubado. Chega de bandido tirar férias”, escreveu.
Votação no Congresso Nacional
O texto que saiu do Congresso Nacional manteve a permissão da saída apenas no caso de detentos de baixa periculosidade que forem realizar cursos estudantis ou profissionalizantes. Confira aqui a proposta na íntegra.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Grave acidente na BR-470, em Ibirama, deixa uma pessoa morta e ao menos três pessoas feridas
Mais Unidades de Saúde de Indaial tem horário estendido para vacinação em abril; confira
Procon apreende quase 600 embalagens de alimentos vencidos em comércio de Gaspar
O post ‘Saidinha’ temporária de presos é sancionada com veto; veja o que muda apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.