Cruzamento fechado e desembarque rápido de passageiros de ônibus atingido por destroços de avião evitaram tragédia maior em SP


Queda de aeronave de pequeno porte nesta sexta (7) deixou dois mortos e sete feridos na Zona Oeste de São Paulo. Vitimas fatais estavam dentro de King Air que havia decolado de aeroporto próximo. Vídeo mostra queda de avião na Zona Oeste de SP
Câmeras de segurança registraram o momento em que o avião que caiu nesta sexta-feira (7) toca o solo da Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste de São Paulo, quando o semáforo de uma via que cruza a pista está fechado para outros veículos (veja o vídeo acima).
Também é possível ver chamas saindo do King Air quando ele vai se arrastando pela Marques de São Vicente. Em outras imagens é possível ver o momento da explosão do avião de pequeno porte. Os destroços atingiram a traseira de um ônibus municipal que estava a menos de 5 metros de distância à frente.
Dentro do coletivo estavam passageiros, o cobrador e o motorista. Todos conseguiram sair do ônibus antes de o veículo pegar fogo ao ser atingido pelos destroços da aeronave que explodiu.
Cruzamento fechado evitou colisão de avião com mais carros em SP
O piloto e um passageiro que estavam no avião morreram carbonizados. Seis pessoas que estavam no ônibus e um motociclista que passava por perto e foi atingido por uma peça do avião foram socorridos pelos bombeiros.
A Aeronáutica investiga o que causou a queda do avião. A Polícia Civil também apura as eventuais responsabilidades pelo acidente.
➡️ O que pode explicar o fato de a explosão de um avião que caiu em uma avenida movimentada não deixar mais pessoas mortas e feridas?
O g1 conversou com os seguintes profissionais: Gerardo Portela, especialista em gerenciamento de risco; e Rodrigo Spader, piloto da aviação executiva.
“Ele tangenciou um acidente com um número de vítimas enorme. Houve um alinhamento de fatores, e no momento final de pouso de emergência, o sinal estava fechado e houve ali uma lacuna onde ele encaixou a aeronave e reduziu o número de vítimas. Se isso não tivesse acontecido, o número de vítimas seria talvez centenas de pessoas”, disse Portela.
Fatores que mostram que tragédia poderia ter sido ainda maior
Arte/g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.