Lanchonetes mundiais também se adaptam e inovam

Tão icônico quanto a logo, os produtos ou os slogans da empresa, é o cheiro das batatas no clássico pote vermelho de papelão. O cheiro da batata do McDonald’s é para muitos uma marca registrada. Pois a rede de lanches mais famosa do Brasil e do mundo colocando vários outdoors que não tem marca, foto ou escrito algum. Eles têm, simplesmente, o clássico aroma de suas batatas.

A ideia é que, realmente, as pessoas lembrem da marca e sintam desejo pelo produto somente com o cheiro dele. Para os publicitários, qualquer elemento que as pessoas associam à marca pode ser usado para fazer marketing — e nem sempre eles são visuais.

A triste notícia é que a ideia foi de uma agência de Amsterdam e não deve chegar no Brasil. A não ser que a moda pegue e se transforme em um novo “meio” de divulgação popular.

Aumentar preços… faz bem

A partir do ano que vem, os americanos que comerem na lanchonete Wendy’s vão se deparar com um “cardápio dinâmico” na hora de fazer o pedido. Vale destacar que a Wendy’s virou a rede de fast-food mais cara dos EUA depois que aumentou os preços em 35% em 2023 por causa da inflação.

A boa e velha lei da oferta e da demanda: O preço do lanche vai subir e descer seguindo o volume de pedidos, ficando mais caros nos horários de pico e mais baratos quando as lojas estão mais vazias.

Para instalar os cardápios eletrônicos com os valores minuto a minuto, a empresa vai gastar cerca de R$ 100 milhões. Trata-se de uma forma dos negócios incentivarem o consumo em momentos menos movimentados é com promoções: pizza em dobro na terça ou cinemas por R$ 10 às segundas, por exemplo.

Se a moda pega… Os preços das pizzas no domingo à noite vão disparar e um Big Mac numa quarta-feira aleatória de manhã sairia baratinho.

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