INMET emite alerta para onda de calor em SC

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, nesta quarta-feira (05), um alerta vermelho de grande perigo devido à onda de calor que atinge grande parte do Rio Grande do Sul. A previsão indica que o fenômeno deve persistir ao menos até segunda-feira (10), com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C.

Em Santa Catarina, a onda de calor deve impactar, entre sábado (08) e segunda-feira (10), regiões como Grande Florianópolis, sul e norte catarinense, além do Vale do Itajaí. Para essas áreas, o INMET emitiu um alerta laranja, que também se estende para partes do Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, as áreas mais afetadas são: região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado.

Segundo o INMET, uma onda de calor ocorre quando a temperatura máxima permanece acima de 5°C da média climatológica por um período superior a cinco dias.

“A onda de calor no Rio Grande do Sul tem se acentuado devido à falta de chuvas regulares no norte da Argentina e no centro-oeste do estado gaúcho, aumentando a incidência da radiação solar e elevando as temperaturas na região”, explicou o INMET.

Apesar do calor intenso, a previsão meteorológica indica uma ligeira queda na temperatura na sexta-feira (07), com máximas em torno de 29°C na capital, mas ainda com sensação térmica elevada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.