As histórias divertidas de Walter Barichello, escritas pelo historiador Bola Teixeira

‘Histórias de Walter – uma biografia não convencional de Walter Barrichello’ é o novo livro do historiador, jornalista e escritor Nildo Teixeira (Bola), lançado recentemente em Balneário Camboriú.

O catarinense que trocou Caçador por Balneário Camboriú, na década de 70, virou figura conhecida e divertida na praia, onde tornou-se corretor de imóveis sem nunca ter pensado nisso. A nova profissão rendeu, ele ficou rico, dono de uma construtora na esquina da Avenida Brasil com a Rua 1500, que também era um ‘ponto’ de fofoca, principalmente da política local. Ele era um sujeito fora das convenções.

(Arquivo Pessoal)

Walter era casado com Nilcéia, pai de Christina, Paulo Napoleão, Raphael e Maryellen.

Morreu cedo, com 66 anos, em 2012, depois de ficar mais de dois anos internado na Unimed, onde continuava sendo quem sempre foi, alegre e brincalhão apesar do seu estado de saúde frágil.

Três anos depois da sua morte, Bola Teixeira foi procurado por Paulo Napoleão, um dos quatro filhos de Walter.  

“Ele me pediu para escrever um livro sobre a vida do pai, uma biografia fora das convenções”, contou Bola.

Bola conversou com cerca de 30 pessoas entre amigos e familiares. Entre os amigos, ele entrevistou o ex-senador Jaison Barreto (que faleceu em 2021) e Oswaldo Martins, deputado por São Paulo cassado na ditadura que adotou Balneário Camboriú para viver e teve muita influência na eleição de Leonel Pavan para prefeito, em 1988. Martins vive hoje em São Paulo.

(Arquivo Pessoal)

“Há histórias despretenciosas evocando o humor dele, muitas vezes ácido e algumas revelações, como a do ex-prefeito Luís Castro na posse do presidente do Paraguai que quase resultou na sua cassação,ou o dia que Pavan soube que venceria a eleição de 88 e ainda o Clube da Cabrita que fundou quando não foi aceito na maçonaria local”, conta Bola Teixeira.

O Clube da Cabrita, protesto criado por Walter (Arquivo Pessoal)

O livro tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/BC) com uma tiragem de mil exemplares e pontos de distribuição na Biblioteca do SESC, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Fundação Cultural.

  • Publicação: Publixer Editora
  • Projeto gráfico e capa: Priscilla de Zutter, Toni Mello e Vulpes Design.
  • Ilustrações: Hilton Siqueira

Sobre o autor

Bola Teixeira com o presidente da Fundação Cultural, Allan Schroeder (Divulgação/FCBC)

Bola Teixeira tem 11 livros publicados, 10 deles a partir de 2016. São oito livros pela Editora Publixer, cinco deles assinados por ele e três como ghostwriter. Tem ainda o livro Artes Urbanas que idealizou e editou, o livro ‘O Craque Eterno’, lançado em 2001, que conta a história do seu pai, Teixeirinha, jogador famoso de futebol. É responsável pelo texto da História do Escotismo em Balneário Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.