Ministério Público investiga possível poluição no rio Taquari após suspeita de resíduos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) investiga uma possível contaminação no Rio Taquari, entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. A suspeita surgiu após resíduos serem identificados no local em setembro de 2024, onde opera uma balsa contratada pelo governo estadual para a travessia de veículos enquanto a nova ponte da RS-431 está em construção.

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Patrulha Ambiental (Patram) de Bento Gonçalves foram acionadas para verificar se há poluentes na água. Caso necessário, amostras serão coletadas para análise laboratorial.

Impacto ambiental e riscos à saúde

A região foi afetada por enchentes em setembro de 2023 e maio de 2024, eventos que podem ter alterado o equilíbrio ambiental. A especialista Renata Cornelli, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da UCS, alerta que a presença de agentes poluentes pode prejudicar a fauna aquática e representar riscos à saúde humana.

— Dependendo da substância encontrada, pode haver impacto na oxigenação da água e contaminação da cadeia alimentar, o que está associado a doenças graves, como o câncer — explica a especialista.

Entretanto, a ausência de impurezas visíveis pode indicar que o rio tenha passado por um processo natural de autodepuração, eliminando possíveis contaminantes.

Posição das autoridades e da empresa responsável

A Secretaria de Logística e Transportes (Selt) do governo estadual informou não ter registros de irregularidades na operação da balsa. A Marinha do Brasil também deve inspecionar o serviço, mas ainda não se manifestou sobre o caso.

Já Vitor Hugo Prates, sócio-proprietário da Lacel Construção e Apoio Naval, empresa responsável pela operação, afirma que não houve relatos de resíduos na água e que o rebocador da embarcação utiliza óleo diesel armazenado de forma segura para evitar vazamentos.

— Todas as manutenções são feitas na margem do rio, nunca com a embarcação em operação — garante Prates.

Nova ponte da rs-431 deve ter projeto entregue neste mês

Enquanto a investigação segue, a construção da nova ponte da RS-431 avança. A empresa contratada para elaborar o projeto está finalizando estudos técnicos, com previsão de entrega em fevereiro.

The post Ministério Público investiga possível poluição no rio Taquari após suspeita de resíduos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.