Prefeita Juliana recebe pacote de reivindicações dos representantes do comércio de Balneário Camboriú

A prefeita Juliana Pavan recebeu um conjunto de reivindicações e sugestões para o comércio local das diretorias da CDL BC e Sindilojas, nesta terça-feira (4), em seu gabinete.

No documento, temas como mobilidade urbana, estacionamento, segurança pública, plano diretor, infraestrutura urbana, turismo e cuidado com a saúde das praias e do meio ambiente.

A presidente do Sindilojas, Rosimari Tomazoni, destacou a importância do comércio para a economia local, com números de 2024, quando o setor representou um retorno de Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) para o município de R$ 106,8 milhões, uma média de R$ 8,9 milhões por mês.

Prefeita Juliana com os presidentes Rosimari (Sindilojas) e Vilton (CDL/BC) (Foto Luciana Zonta/Buriti Jornalistas)

“O comércio atrai turistas, gera emprego e mantém vivas as avenidas da nossa cidade, completando as belezas naturais da região”, afirmou.

Vilton Santos, presidente da CDL BC, também ressaltou a importância do setor para a economia do município e o desenvolvimento de ações coletivas em benefício da comunidade. Ele destacou o concurso de decoração natalina promovido anualmente pela CDL e que é aberto a todas as empresas da cidade, como um incentivo para deixar a cidade ainda mais atraente no final do ano.

Aberta ao diálogo

A prefeita Juliana Pavan se mostrou aberta ao diálogo e disposta a ouvir as reivindicações das entidades.

“Assumir a prefeitura é uma responsabilidade e também uma oportunidade de atender aquilo que movimenta a economia da cidade”, declarou.

Ela citou como exemplo de planos do Executivo um estudo para uma decoração natalina de maior impacto na cidade, com a promessa de que a programação de Natal inicie mais cedo em 2025, em meados de novembro.

Juliana também mencionou tratativas com a Celesc para definir a possibilidade de retirada da fiação aérea da Avenida Brasil, hoje um dos grandes atrativos comerciais de Balneário Camboriú.

Para a CDL e o Sindilojas, a reunião entre a prefeita e as entidades do setor representa um passo importante para a busca de soluções nos desafios enfrentados pelo comércio de Balneário Camboriú.

Com a apresentação das reivindicações, o setor espera que a prefeitura possa implementar ações que contribuam para o desenvolvimento econômico da cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população.

No encontro, o secretário municipal de Turismo, Evandro Neiva, também falou sobre projetos para o turismo local, e o presidente do Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, apresentou a possibilidade da entidade trazer para Balneário Camboriú uma escola de qualificação de mão de obra com foco em setores como comércio, gastronomia e hotelaria, além da possibilidade da entidade construir uma creche na cidade. Para as duas propostas, no entanto, há necessidade de terrenos para a instalação dos empreendimentos.

Texto: Adão Pinheiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.