Economista do Bradesco alerta para possível recessão no Brasil no segundo semestre de 2025

Siga @radiopiranhas

O economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato, afirmou que o Brasil corre o risco de entrar em recessão já no segundo semestre de 2025, considerando o cenário atual de juros elevados e desaceleração econômica. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa VEJA Mercado.

Banner 2 Ebooks – Black de Natal 300×250

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Segundo Honorato, a taxa Selic de 15,25% ao ano está entre os fatores que podem impactar negativamente o crescimento econômico. “O Banco Central foi assertivo ao dizer que há possibilidade de a economia esfriar mais do que o esperado. Com a taxa de juros atual, nossa projeção é de que a economia brasileira estará em recessão no segundo semestre deste ano”, explicou.

O economista destacou que, no início de 2025, o PIB deve ser impulsionado pela agricultura, que promete resultados expressivos no primeiro trimestre. No entanto, ele alertou que o consumo e os investimentos devem desacelerar nos meses seguintes, afetando o desempenho econômico. “O agro será um espetáculo em 2025 e vai inflar o PIB no primeiro trimestre. Mas, no segundo trimestre, veremos o consumo e os investimentos esfriarem, e nossa expectativa é de um PIB ligeiramente negativo no terceiro trimestre”, concluiu.

As projeções indicam que a economia brasileira pode enfrentar um período de retração, reforçando a importância de medidas que estimulem o consumo e o investimento para evitar os impactos de uma recessão prolongada.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.