Comunidade é convidada a doar imagens das inundações de 2023 e 2024 para composição de livro

A professora Elisete Maria de Freitas, dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Taquari – Univates, com a colaboração do engenheiro ambiental Cleberton Bianchini, da fotógrafa Monique Bruxel, do jornalista Lucas George Wendt e do biólogo Mathias Hofstätter, lança um convite à comunidade: contribuir com imagens das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul, especialmente o Vale do Taquari, nos meses de setembro e novembro de 2023 e de maio de 2024. 

As contribuições comporão uma obra que vai documentar os eventos, buscando também promover a reflexão sobre as dinâmicas ambientais, sociais e culturais de uma região marcada por sua vulnerabilidade recente diante de fenômenos climáticos extremos. A iniciativa visa a criação de um e-book em formato de fotolivro, gratuito e acessível digitalmente, previsto para ser lançado em maio de 2025. Para o atendimento do prazo previsto, as imagens deverão ser enviadas à equipe por meio de um formulário online <https://bit.ly/4hHxHBO> até o dia 20/02/2025.

O Vale do Taquari é uma região caracterizada pela interseção entre serras e planícies. Enquanto as áreas elevadas servem como nascentes para os cursos d’água, as planícies, com sua topografia favorável, tornaram-se locais privilegiados para assentamentos humanos e atividades econômicas. No entanto, a ocupação desordenada dessas áreas trouxe consequências à região, especialmente diante de eventos climáticos extremos, intensificados pelas mudanças climáticas, como os que a região tem vivido desde 2023.

O livro proposto pretende retratar as consequências imediatas das inundações e também explorar questões estruturais e ambientais mais amplas. A degradação das matas ciliares, por exemplo, é um dos temas centrais que será abordado na obra. A narrativa visual que será desenvolvida a partir da triste história recente da região é um convite à reflexão sobre como podem ser reequilibradas as relações entre ocupação humana e dinâmicas ambientais. Um dos objetivos do projeto também é promover a educação e a conscientização ambiental. 

Como doar imagens? 

Toda a comunidade está convidada a contribuir com fotografias que representem esses períodos nos municípios situados na bacia do rio Taquari e seus afluentes. O link para o preenchimento do formulário para doação das imagens é https://bit.ly/4hHxHBO. As doações serão recebidas até o dia 20/02/25. Em caso de dúvidas, contate o e-mail enchentesemimagensrs@gmail. Todas as imagens selecionadas serão creditadas com o nome de seus respectivos autores.

Critérios para o envio de imagens

Confira as recomendações para o envio das imagens 

 > Formato: JPEG com boa resolução.

> A foto deve estar bem focada e com boa definição.

> O autor deve ser o proprietário da imagem ou ter permissão para usá-la.

> Se houver pessoas identificáveis na foto, deverá ser anexado um termo de cessão de direitos de imagem, assinado pelos fotografados. E, quando menor de idade, o termo deverá ser assinado pelo responsável legal. 

> A imagem não pode conter elementos protegidos por direitos autorais sem permissão (ex.: logotipos, obras de arte de terceiros).

> O envio deve ser feito dentro do prazo estipulado (tempo de vigência deste formulário).

> As imagens devem estar relacionadas às inundações de setembro e novembro de 2023 e maio de 2024.

> As imagens devem conter título, data em que foram tiradas, o nome do local, e o nome do autor(a). 

> A foto deve seguir o tema do livro.

> A curadoria pode equilibrar fotos de diferentes participantes para evitar repetições.

Observação: Fotos de um mesmo local, OBTIDAS EM DATA ANTERIOR, DURANTE E/OU APÓS às inundações, também podem ser enviadas, mas precisam estar devidamente identificadas.

The post Comunidade é convidada a doar imagens das inundações de 2023 e 2024 para composição de livro appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.