Trump manda ‘NYT e NBC’ saírem da área de mídia do Pentágono e abre vagas para veículos alinhados à direita

Siga @radiopiranhas

A administração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a retirada de ao menos quatro veículos de imprensa do espaço destinado à mídia no Pentágono. A medida, segundo o governo, tem o objetivo de permitir a entrada de novos meios de comunicação que ainda não tiveram a oportunidade de atuar como membros residentes no Departamento de Defesa.

Os veículos afetados são New York Times, NPR, NBC News e Politico. De acordo com o porta-voz do Pentágono, John Ullyot, eles devem desocupar seus espaços até 14 de fevereiro. Em substituição, os novos meios que ocuparão as vagas incluem New York Post, Breitbart News, One America News e HuffPost, pertencente ao grupo BuzzFeed. Todos eles são considerados como mídias com editoriais mais à direita.

Ullyot afirmou que a decisão faz parte de um “novo programa anual de rotação de mídia” e alegou que os veículos retirados ainda poderão participar de coletivas e permanecerão como membros do corpo de imprensa do Pentágono, mas sem acesso aos escritórios físicos dentro do prédio.

A decisão gerou reações dos veículos afetados. Charlie Stadtlander, porta-voz do New York Times, classificou a medida como “preocupante” e afirmou que restringir o acesso da imprensa “não está no interesse público”. Isabel Lara, da NPR, declarou que a mudança “interfere na capacidade de milhões de americanos ouvirem diretamente a liderança do Pentágono” e defendeu a expansão do espaço para que todos os veículos mantenham acesso igualitário.

Já os veículos que assumirão os espaços no Pentágono se manifestaram favoravelmente à mudança. O New York Post afirmou que sua presença no local “faz todo sentido”, enquanto Charles Herring, do One America News, declarou que a emissora “continua buscando acesso semelhante ao concedido a outros veículos de notícias nacionais que operam diariamente em Washington”.

source
Fonte : Conexão Politica

Adicionar aos favoritos o Link permanente.