Moradores de Blumenau reclamam sobre falta de vacinas da dengue e idade do público-alvo; veja o que diz secretário de Saúde

A vacinação contra a dengue em Blumenau segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades de saúde do município. A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de três meses, conforme as orientações do ministério da saúde.

Porém, os moradores vêm utilizando as redes sociais para se manifestar, alegando que as doses estão em falta.

A moradora de Blumenau, Isabel Vieira, foi ao Ambulatório Geral da Família (AGF) Haroldo Bachmann, no bairro Velha, para imunizar o filho, de 10 anos. Porém, chegando na unidade, ela foi informada que não tinha vacina disponível.

O secretário de Saúde de Blumenau, Douglas Rafael, explica que se em alguma unidade não tiver a vacina, o usuário pode ser descentralizado para outro espaço de saúde que tenha as doses.

 “O município não recebe as vacinas na sua totalidade para conseguir descentralizar para todos os postos de saúde. De maneira estratégica nós precisamos fazer toda parte de abastecimento e tem unidades que fazem um maior número de vacinação que outras, onde acontece o desabastecimento. A orientação da secretaria é de que os profissionais encaminhem o paciente para outra unidade”, explica.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Na última quinta-feira (30), a cidade recebeu mais doses da vacina. Ainda, conforme o secretário, o público-alvo é determinado pelo Ministério da Saúde. “Todos os municípios devem seguir as regras estipuladas pelo Ministério da Saúde. Não é Blumenau que escolhe a idade de quem pode tomar a vacina”.

Imunização continua abaixo do esperado em Blumenau

A cobertura vacinal da dengue no público-alvo, em Blumenau, continua abaixo do esperado.

Até o momento, 6.664 crianças e adolescentes tomaram a primeira dose. Já a segunda, 2.345 foram imunizadas. O número total do público na cidade é de 20.227. O Ministério da Saúde só considera imunizado quem tomar as duas doses.

Comitê da dengue

Blumenau confirmou os primeiros seis casos de dengue de 2025. A prefeitura montou nesta no dia 29 de janeiro, um comitê para ações contra doença. O objetivo é seguir executando o plano de combate, que inclui vigilância, controle vetorial e uso de tecnologias para prevenir a proliferação.

Na ocasião, o prefeito Egidio Ferrari assinou o decreto da composição dos membros que farão parte da sala de situação e determinou que a coordenação seja realizada pela vice-prefeita, assessorada pelas secretarias de Promoção da Saúde e Defesa Civil.

Prevenção

As medidas de prevenção exigem ações simples, mas de grande impacto. Eliminar água parada de recipientes, evitar o acúmulo de entulho e manter lixeiras e depósitos de água bem vedados são apenas alguns exemplos de cuidados essenciais que devem ser reforçados por todos.

Além disso, cuidados como manter ralos cobertos, tratar piscinas regularmente e limpar locais propensos ao acúmulo de água são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

Denúncia

Os moradores que identificarem possíveis focos do mosquito podem fazer denúncias por meio do Programa de Combate à Dengue. O atendimento é realizado pelo OuvidorSUS, pelo telefone 156 (opção 4) ou (47) 3381-7770, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível registrar a denúncia on-line aqui.

Leia mais notícias

Tarifa de ônibus em Blumenau fica mais cara a partir desta segunda-feira; veja os novos valores

MPSC questiona mudanças na sinalização de balneabilidade nas praias de SC; novo sistema pode afetar acesso à informação

Motociclista morre após batida com ambulância em Ilhota

Participe dos canais do Portal Alexandre José

O post Moradores de Blumenau reclamam sobre falta de vacinas da dengue e idade do público-alvo; veja o que diz secretário de Saúde apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.