Mais de 23 mil mulheres já se inscreveram para alistamento militar no Brasil; RS tem 151 vagas

Em um mês de inscrições, 23 mil mulheres já se candidataram ao alistamento militar voluntário, que oferece 1.465 vagas para jovens que completam 18 anos em 2025. Essa é a primeira vez que as Forças Armadas do Brasil abrem recrutamento exclusivamente para o sexo feminino. A oportunidade está disponível para mulheres nascidas em 2007, com inscrições abertas até 30 de junho.

O processo seletivo é dividido em cinco etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, distribuição e incorporação. As candidatas selecionadas ingressarão nas Forças Armadas no primeiro ou segundo semestre de 2026, com o compromisso de serviço por 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

No Rio Grande do Sul, o Ministério da Defesa disponibiliza 151 vagas para mulheres. Elas estão distribuídas entre unidades militares de Porto Alegre, Canoas e Santa Maria. Na capital, são 67 vagas para o Exército; em Canoas, 30 vagas para a Aeronáutica; e em Santa Maria, 39 vagas para o Exército e 15 vagas para a Aeronáutica. No entanto, ainda não há previsão de vagas para a Marinha no estado.

As interessadas podem se inscrever online no site do Ministério da Defesa ou presencialmente em uma das 28 Juntas de Serviço Militar espalhadas por 13 estados e no Distrito Federal. Para se inscrever, é necessário ter residência em um dos municípios com vagas, além de apresentar certidão de nascimento ou prova de naturalização, comprovante de residência e documento oficial com foto.

Atualmente, as Forças Armadas contam com cerca de 37 mil mulheres em seu efetivo, representando aproximadamente 10% do total.

The post Mais de 23 mil mulheres já se inscreveram para alistamento militar no Brasil; RS tem 151 vagas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.