PL garante vice-presidências da Câmara e do Senado

Siga @radiopiranhas

O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, não comandará a Câmara dos Deputados nem o Senado Federal no próximo biênio. No entanto, a legenda garantiu as vice-presidências de ambas as Casas Legislativas, mantendo influência na estrutura do Congresso Nacional.

Banner 2 Ebooks – Black de Natal 300×250

Banner Hair Cap 300 x 250

Banner Seguro Veículo 300×250

Apesar de ter a maior bancada da Câmara, com 92 deputados, e ser a segunda maior força no Senado, atrás apenas do PSD, o PL não conseguiu emplacar um candidato para a presidência das Casas. Ainda assim, indicou parlamentares com perfil conciliador para ocupar os cargos de vice-presidente.

Na Câmara, o deputado Altineu Cortês (PL-RJ), atual líder do partido, foi escolhido para a 1ª vice-presidência. Ele tem bom trânsito entre diferentes alas do PL e mantém diálogo aberto com outras siglas, incluindo setores mais à esquerda. Além disso, assumirá a suplência da presidência do Congresso Nacional.

No Senado, o nome indicado foi o do senador Eduardo Gomes (PL-TO), que chegou a ser líder do governo Bolsonaro no Congresso. Gomes também é visto como um parlamentar hábil no diálogo e capaz de negociar com todas as bancadas.

As eleições para o comando da Câmara e do Senado ocorrerão neste sábado (1º/2). O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) deve ser confirmado como presidente da Câmara, enquanto o senador Davi Alcolumbre (União-AP) tem ampla vantagem para reassumir a presidência do Senado.

Embora tenha ficado fora da disputa pelos cargos mais altos do Legislativo, o PL mantém participação estratégica na mesa diretora das duas Casas, garantindo espaço na condução dos trabalhos do Congresso Nacional nos próximos anos.

source
Fonte : Hora Brasilia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.