Imigrante oferece equoterapia como tratamento para autismo

O município de Imigrante, através da Secretaria Municipal da Saúde, está ofertando para os pacientes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, a equoterapia no município de Encantado. A parceria é realizada no Centro de Equoterapia Braço Forte, no município de Encantado. As aulas ocorrem nas manhãs de quarta-feira, e o transporte é realizado para quatro alunos e seus acompanhantes.

equoterapia autismo Imigrante – agoranovale -laejado (3)

O grupo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada pela neuropsicopedagogia, com especialização em intervenção ABA e equoterapeuta Ilca Truccolo, o fisioterapeuta Gabriel Capitani e pelo equitador Rafael Truccolo.

equoterapia autismo Imigrante – agoranovale -laejado (4)

A ação faz parte do Programa Teacolhe, do Governo Estadual, exige a elaboração, por parte dos municípios, de políticas públicas para assegurar os direitos dos autistas. Entre as ações já realizadas pelo município estão conversas e palestras com todos os familiares dos autistas e a formação de profissionais de saúde e de educação quanto ao atendimento de pacientes e alunos com TEA.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo e proporciona momentos de relaxamento e interação. Como tratamento, é indicado as pessoas com Transtorno Autista porque melhora o equilíbrio e a postura; desenvolve a coordenação de movimentos entre tronco e membros; promove a estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, com melhora da integração sensorial e motora.

equoterapia autismo Imigrante – agoranovale -laejado (2)

O que é o autismo?

Considera-se pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a pessoa que apresenta as seguintes características:

  • – Dificuldade de comunicação, podendo haver comprometimento da linguagem verbal e não verbal;
  • – Dificuldade de manutenção de interação social, ausência ou diminuição de reciprocidade e pouco ou nenhum apego a convenções sociais;
  • – Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses, temas e atividades, apego à rotina e necessidade de planejamento;
  • – Recebimento, processamento e resposta aos estímulos sensoriais de forma peculiar, podendo haver hiper ou hiporresponsividade dos sentidos e rigidez mental.
  • Essas características podem se apresentar em diferentes graus, em conjunto ou de forma isolada.

The post Imigrante oferece equoterapia como tratamento para autismo appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.