Farmácia Popular: após revelação de fraude, veja se seu nome foi usado por golpistas

Uma ação fraudulenta no programa Farmácia Popular alimentou um rombo de R$ 2,5 milhões nos cofres públicos entre 2015 e 2020: golpistas cadastravam medicamentos no CPF de pessoas que nunca solicitaram. O golpe foi revelado nesta semana no Jornal Nacional.

Uma dessas farmácias “fantasmas” fica em Planaltina, no Distrito Federal e enviava cerca de 1,3 mil remédios para moradores do Rio Grande do Sul – que não faziam ideia da situação. Os golpistas utilizavam o CPF dessas pessoas para fazer o dinheiro rodar. Esse estabelecimento é uma loja de roupas supostamente associado ao Farmácia Popular.

Diante da siutação os consumidores ficam vulneráveis, já que o CPF pode estar sendo utilizado nesse e em outros golpes sem seu conhecimento. Por isso, é importante entender como consultar seu CPF e confirmar se há retirada de medicamentos em seu nome.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

Confira um passo a passo:

  • Baixe o aplicativo “Meu SUS Digital”;
  • Acesse sua conta no gov.br (caso não tenha conta, saiba como fazer aqui)
  • Clique em “Medicamentos”;
  • Depois clique na aba “Recebidos” (em que é possível ver os registros de medicamentos e desabilitar a autorização de retirada de medicamentos pelo Farmácia Popular).

O InfoMoney entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda um posicionamento sobre as ações para combater esse tipo de golpe e orientações para os consumidores.

O Farmácia Popular é uma iniciativa lançada em 2004, que visa garantir à população de baixa renda o acesso a medicamentos de saúde a preço reduzido por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. O programa disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, entre outros, segundo o Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Segundo dados da pasta, os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família têm acesso aos medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita. 

source
Fonte : Infomoney

Adicionar aos favoritos o Link permanente.