Sul dos EUA registra nevasca histórica e temperaturas extremas sem precedentes desde o século 19

Uma tempestade de inverno sem precedentes atingiu o Sul e Sudeste dos Estados Unidos, trazendo neve pesada e temperaturas extremas que não eram registradas desde o século 19. A queda de neve histórica atingiu várias áreas, incluindo a Costa do Golfo, onde em alguns lugares, mais de 25 cm de neve foram registrados na terça-feira, 21 de janeiro. A intensidade e a extensão da nevasca impressionaram meteorologistas, que descreveram as condições como “raras”, “surreais” e “insanas”, enquanto acompanhavam o fenômeno que afetou uma faixa de dois mil quilômetros.

Condições perigosas e fatalidades

A tempestade de inverno resultou em 10 mortes, causadas por hipotermia, acidentes de trânsito em estradas congeladas e até um incêndio residencial relacionado a tentativas de aquecer as casas. O gelo acumulado e a neve causaram o fechamento de algumas das principais rodovias do Sul dos EUA, incluindo um trecho de 105 km da rodovia Interestadual 10 no Panhandle da Flórida.

Em Nova Orleans, o cenário foi igualmente impressionante. Moradores de Nova Orleans puderam até esquiar pela famosa Bourbon Street, enquanto o Aeroporto Internacional Louis Armstrong registrava 20,3 cm de neve, batendo o recorde diário anterior de 6,9 cm, estabelecido em 1963. A cidade registrou mais neve em um único evento do que Nova York e Anchorage juntas, durante os meses de dezembro e janeiro. Algumas áreas ao Sudoeste de Nova Orleans chegaram a acumular mais de 30 cm de neve, algo jamais visto na cidade.

Nevasca inédita na Costa do Golfo

Além da neve pesada, a tempestade causou condições extremas em várias cidades, incluindo a primeira emissão de alerta de nevasca da história na Costa do Golfo. Este alerta foi válido para o Sudoeste da Louisiana e o Sudeste do Texas. O Lago Pontchartrain, em Nova Orleans, apresentava uma cena surreal, com palmeiras balançando sob a neve, e rajadas de vento de até 72 km/h.

Em locais como Milton, na Flórida, a tempestade trouxe 22,4 cm de neve — mais que o dobro do recorde anterior de 10,2 cm registrado em 1954. A cidade de Pensacola, também na Flórida, estabeleceu um novo recorde histórico, com 19,3 cm de neve, superando a marca de 7,6 cm registrada durante a tempestade do Golfo de 1895.

Impacto Histórico

A tempestade de inverno deste mês é considerada a mais significativa desde a Pequena Era do Gelo, com as maiores acumulações de neve no Sul e Sudeste dos EUA desde 1895. A neve e o gelo cobrindo áreas tão amplas do país superaram o evento de 1977, que também havia causado neve até em Miami. Este evento traz à tona os efeitos da mudança climática e os desafios que a região enfrenta ao lidar com eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

The post Sul dos EUA registra nevasca histórica e temperaturas extremas sem precedentes desde o século 19 appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.