Jovens acolhidos no Alto Uruguai comemoram Páscoa em conexão com a natureza

Em mais uma ação do programa Novos Caminhos em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), crianças e adolescentes em acolhimento institucional da comarca de Criciúma tiveram um fim de semana especial com mais uma atividade no circuito de trilhas que o IMA desenvolve na região Sul. Promovido no último sábado (30/3), o passeio foi na Área Particular de Preservação Ambiental São Francisco, também conhecida como Reserva São Francisco, em Nova Veneza.

Além da trilha, a programação também contou com uma ação de caça a ovos de Páscoa, doados pelo casal Sidney José Damiani e Marli Bortolin, que gerem a reserva e autorizaram o acesso ao local de educação ambiental para as atividades. O grupo foi recepcionado no anfiteatro integrado à natureza da reserva e seguiu para uma trilha interpretativa, até chegar a uma cachoeira.

“As ações promovidas pelo programa Novos Caminhos, do TJSC, demonstram na prática o quão fundamental é o ato de proporcionar às crianças e adolescentes do projeto a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e interesse ativo pelo ambiente natural, por isso, para nós do IMA/SC, é sempre muito gratificante apoiar iniciativas que potencializam o incentivo e a promoção da educação ambiental”, afirma a presidente do IMA/SC, Sheila Meirelles.

O coordenador da Reserva do Aguaí/IMA, Joel Casagrande, que acompanhou o grupo na atividade, explica que essa foi a segunda experiência que tiveram, o que oportunizou reencontrar várias crianças que vieram até a equipe com muito carinho, e que isso foi muito emocionante. “E é muito bom poder oferecer essas oportunidades às crianças do programa Novos Caminhos. Essa parceria entre as instituições envolvidas fortalece as missões de cada uma.”

Já para a bióloga e coordenadora do Instituto Felinos do Aguaí, ONG parceira do IMA, Micheli Ribeiro Luiz, durante as atividades houve vários momentos que a marcaram, entre eles a caça aos ovos de chocolate, que permitiu que, entre risadas e correrias, a magia da infância brilhasse naquele momento. “Outro momento especial foi ao chegar à cachoeira, onde a natureza se apresentava em toda a sua majestade. Parabenizamos cada um deles pela caminhada que fizeram e pelo abraço coletivo, que envolveu afeto, transmitindo amor, acolhimento e conexão com a natureza em sua forma mais simples e pura.” Por fim, houve um momento em que cada criança se apresentou e compartilhou sua emoção de estar na reserva, sendo possível, segundo Micheli, ver a paz envolver seus sorrisos e a harmonia vibrar em suas vozes. ”Foi um dia de conexão com a natureza, palavra-chave do encontro, mas também de partilha, esperança e inspiração para plantarmos a semente do bem.”

O passeio também foi acompanhado pelo biólogo do IMA/SC, Juliano de Mattos Emmerick, voluntários do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IMA e voluntários do Grupo de Prevenção e Apoio às Emergências na Serra Geral da Associação Serra Geral de Montanhismo (PAESG/ ASGEM).

Alto Uruguai

A junção da generosidade e solidariedade do setor privado e da comunidade do Alto Uruguai possibilitaram uma comemoração especial a nove adolescentes que tiveram seus direitos gravemente lesados e, por isso, estão em serviços de acolhimento de Lindóia do Sul e Itá. Houve momento profissional, mas principalmente desfrute da natureza e das delícias pascais. A programação aconteceu no sábado, véspera da celebração.

As atividades iniciaram com passeio ecológico no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia. Ali foi possível explorar as trilhas e a rica biodiversidade local. Uma conversa com o biólogo do parque oportunizou conhecimento sobre a atuação do profissional.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do SENAI Concórdia, por exemplo, sob os cuidados da professora Jennifer Valleriano Barboza durante as atividades de Empreendedorismo Social, confeccionaram ovos de chocolate, os quais se somaram aos doces gentilmente doados pelos colaboradores do SESI/SENAI Concórdia e pela empresa Docibel.

“Esses mimos adoçaram os momentos compartilhados durante a manhã, enchendo de sorrisos os rostos dos adolescentes, em uma deliciosa caça aos ovos no bosque”, comemorou a interlocutora de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Elaine Blodorn Martins, responsável pelo programa Novos Caminhos na região.

E para finalizar a programação especial do domingo, os adolescentes foram recebidos no Chimas Restaurante, de Concórdia, para o almoço de Páscoa. “É importante destacar que toda essa iniciativa contou com o apoio de voluntários, cujo comprometimento e dedicação são fundamentais para que possamos realizar ações tão significativas como essa, que fortalecem os laços comunitários e promovem experiências enriquecedoras para todos os envolvidos”, agradeceu Elaine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.