Veja como será o eclipse solar total que acontece nesta segunda-feira

Se você perdeu o eclipse anular que criou um “anel de fogo” sobre os Estados Unidos em outubro de 2023, não se preocupe: outro eclipse está a caminho e oferecerá um espetáculo diferente.

Nesta segunda-feira (8), os observadores do céu serão presenteados com um eclipse solar total que passará pelo México, Estados Unidos e Canadá.

Os fãs do eclipse já estão reservando hotéis que coincidem com a trajetória do eclipse total, e os especialistas aconselham fazer planos agora para não perder.

Isso ocorre porque um eclipse solar total não será visto novamente nos Estados Unidos até agosto de 2044. (Já se passaram quase seis anos desde o “Grande Eclipse Americano” de 2017). Já um eclipse anular não aparecerá novamente nesta parte de o mundo até 2046.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o próximo eclipse.

O que é um eclipse solar total?

Um eclipse solar total ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a face do Sol.

Pessoas que estão no caminho da totalidade, ou seja, em locais onde a sombra da lua cobre completamente o Sol, verão um eclipse solar total. Pessoas fora do caminho da totalidade poderão ver um eclipse solar parcial, no qual a Lua bloqueia apenas parte da face do Sol.

Durante um eclipse solar total, o céu escurecerá como ao amanhecer ou ao anoitecer, e há várias fases do eclipse que os observadores do céu devem antecipar.

Eclipse solar total em 2017 visto de Madras, em Oregon / NASA/Aubrey Gemignani

A Lua não aparece repentinamente entre a Terra e o Sol, mas sim o fenômeno começa com um eclipse parcial em que a Lua parece “morder” o Sol, fazendo-o parecer um crescente. Dependendo da sua localização, o eclipse parcial pode durar entre 70 e 80 minutos, segundo a NASA.

À medida que a Lua começa a cruzar na frente do Sol, os raios solares brilharão ao redor dos vales do horizonte lunar, criando brilhantes gotas de luz ao redor da Lua em um fenômeno chamado contas de Baily.

À medida que o eclipse total se aproxima, as contas de Baily desaparecerão rapidamente até que um único ponto de luz permaneça, semelhante a um anel de diamante gigante e brilhante.

O anel de diamante desaparecerá quando o eclipse for total e não houver mais vestígios de luz solar direta. Estrelas ou planetas brilhantes podem brilhar no céu escuro e a temperatura do ar cairá à medida que o Sol desaparece. A escuridão repentina faz com que os animais fiquem em silêncio.

A cromosfera, ou parte da atmosfera do Sol, pode brilhar num fino círculo rosa ao redor da Lua durante a totalidade, enquanto a quente atmosfera externa do Sol, ou coroa, aparecerá como luz branca.

À medida que a Lua continua sua jornada através da face do Sol, o anel e as contas de diamante de Baily e o eclipse solar parcial aparecerão no lado oposto da Lua até que o Sol reapareça totalmente.

Onde o eclipse será visto?

O eclipse solar total será visível em partes do México, Canadá e mais de 10 estados dos EUA, enquanto um eclipse solar parcial em forma de crescente deverá aparecer em 49 estados, se o tempo permitir.

Milhares de pessoas nos EUA se preparam para o eclipse solar / REUTERS

O fenômeno aparecerá primeiro sobre o Oceano Pacífico Sul e começará sua jornada pela América do Norte. A costa mexicana do Pacífico será o primeiro ponto de eclipse total da trajetória, previsto para as 08h (horário de Miami).

A rota continuará pelo Texas, Oklahoma, Arkansas, Missouri, Illinois, Kentucky, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Nova York, Vermont, New Hampshire e Maine. Em seguida, cruzará o Canadá através do sul de Ontário, Quebec, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Nova Escócia, terminando na costa atlântica de Newfoundland às 15h46. Horário local de Miami.

É seguro ver o eclipse?

O único momento em que é seguro ver o Sol sem proteção para os olhos é durante a “totalidade” de um eclipse solar ou nos breves momentos em que a Lua bloqueia completamente a luz do Sol e nenhuma luz solar é visível.

Caso contrário, use óculos para eclipses certificados que atendam à ISO 12312-2 ou um visualizador solar portátil antes e depois da totalidade e em todos os momentos durante um eclipse parcial.

Caçadora de eclipse: conheça mulher que viu 20 vezes o fenômeno ao redor do mundo / REUTERS

Por outro lado, você pode observar o Sol com um telescópio, binóculos ou uma câmera que possui um filtro solar especial na frente, que atua da mesma forma que os óculos para eclipses.

A exposição direta ao sol pode causar cegueira ou deficiência visual. Durante o eclipse solar total de 2017, uma jovem foi diagnosticada com retinopatia solar, danos na retina causados ​​pela exposição à radiação solar, em ambos os olhos, depois de ver o eclipse com o que os médicos acreditavam serem óculos próprios para eclipse, mas que não atendiam aos padrões de segurança. A retinopatia solar não tem tratamento. Pode melhorar ou piorar, mas é uma condição permanente.

Os óculos de sol não funcionarão no lugar dos óculos para eclipses ou viseiras solares, que são 100 mil vezes mais escuros e atendem a um padrão de segurança internacional.

As lentes dos óculos para eclipse solar são feitas de polímero preto, ou resina infundida com partículas de carbono, que bloqueia quase toda a luz visível, infravermelha e ultravioleta, de acordo com a The Planetary Society. Os óculos de sol não bloqueiam a radiação infravermelha.

Para fabricantes e distribuidores confiáveis ​​de óculos para eclipses e filtros para dispositivos ópticos, incluindo câmeras e smartphones, consulte a lista compilada pela American Astronomical Society.

Coloque os óculos para eclipse antes de olhar para cima e lembre-se de desviar o olhar do Sol antes de tirá-los.

Se você normalmente usa óculos, deixe-os e coloque óculos para eclipses sobre eles ou coloque um visualizador portátil na frente deles, segundo recomenda a American Astronomical Society.

Não olhe para o Sol através de qualquer dispositivo óptico não filtrado – lentes de câmera, telescópio, binóculos – enquanto estiver usando óculos para eclipse ou um visualizador solar portátil, de acordo com a NASA.

Os raios solares podem continuar brilhando através do filtro dos seus óculos ou viseira, dada a concentração que podem ter através de um dispositivo óptico, e podem causar graves lesões oculares.

Se você comprou óculos para eclipse para ver o “anel de fogo”, guarde seus óculos para eclipse e visualizadores para o eclipse solar total de abril em temperatura ambiente em um envelope ou na embalagem original para evitar danos.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

versão original

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.