Após pedido da AGU, TikTok remove vídeo falso de Haddad sobre taxação do PIX

A Advocacia-geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente o TikTok para que a plataforma retirasse do ar, em até 24 horas, uma postagem contendo um vídeo falso, criado artificialmente, que simulava uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), defendendo a taxação do PIX.
Na manhã desta terça-feira (21), a publicação já havia sido removida. O pedido foi enviado na noite de segunda (20), sob argumento de que a postagem tem caráter “enganoso e fraudulento”.
O g1 já mostrou, no Fato ou Fake, que o vídeo é falso. Clique aqui para ler.
No documento, a AGU “enfatizou que a postagem feita por usuário da plataforma trata-se de desinformação, pois veicula um vídeo manipulado com auxílio de Inteligência Artificial (IA), que mostra fato não condizente com a realidade”, disse o órgão, em nota.
Além disso, o post “busca confundir o público sobre a posição do ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público, sem sua efetiva manifestação”.
Lula cobra resultados na reunião ministerial depois da crise do PIX
Responsabilização judicial
Na semana passada, Haddad anunciou que o governo pretendia acionar a Justiça contra quem está propagando fake news sobre a taxação do PIX ou aplicando golpes.
“A AGU [Advocacia-Geral da União] foi envolvida para tomar providências judiciais contra os golpistas. Quem está divulgando fake news está patrocinando organizações criminosas no país, que estão atuando, mandando boleto para a casa das pessoas, cobrando a mais indevidamente, dizendo que estão sendo taxados”, declarou Haddad, na última quarta-feira (15).
Como mostrou o Jornal Nacional, há casos de golpes com boletos falsificados enquanto circulam nas redes sociais mentiras sobre o PIX.
“Isso está na ótica da AGU, o presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] pediu providências judiciais — as cabíveis, claro, na forma da lei, e nós vamos tomar providências em relação a isso”, completou o ministro.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.