Blumenau registra oitava morte por dengue em 2024

Blumenau confirmou na manhã desta segunda-feira (8) a oitava morte por dengue em 2024. A vítima, um homem de 73 anos com comorbidades, faleceu no dia 28 de março.

A cidade enfrenta um surto da doença, com 22.450 casos prováveis desde o início do ano. Destes, 4.498 foram confirmados e 17.952 ainda estão em investigação. Nove pessoas estão internadas em UTI e 30 em enfermaria.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Centro de atendimento dengue 24 horas

Para desafogar as unidades de saúde e hospitais, a Prefeitura de Blumenau ampliou o atendimento no Centro de Atendimento Dengue (CAD). O local agora conta com um espaço para infusão com 60 poltronas para pacientes que precisam de medicação intravenosa ou subcutânea por mais de 5 horas.

O CAD funciona 24 horas, sete dias por semana, incluindo feriados, no Campus 3 da Furb, na Rua São Paulo, 2.171. Uma equipe multiprofissional de 20 pessoas, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, está disponível para atender a população.

Prevenção é fundamental

A Secretaria de Saúde de Blumenau reforça a importância da prevenção da dengue. A principal medida é eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, garrafas, pneus e calhas.

Outras medidas importantes são:

  • Manter lixeiras tampadas;
  • Vedar caixas d’água;
  • Tratar a água da piscina com cloro;
  • Limpar ralos com telas de malha fina;
  • Lavar recipientes com água parada, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
  • Retirar a água acumulada em lajes;
  • Dar descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
  • Manter fechada a tampa do vaso sanitário;
  • Evitar acumular entulho.

Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, chikungunya e zika. As doenças podem causar febre, dores musculares e articulares, manchas na pele e outros sintomas.

Prevenção é o melhor remédio

A melhor forma de se proteger contra a dengue, chikungunya e zika é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Elimine a água parada de qualquer recipiente e mantenha sua casa limpa e livre de criadouros.

Leia mais notícias de Blumenau e região

PF prende em Camboriú argentino acusado de abuso sexual contra sobrinho

Prefeitura de Blumenau seleciona empresas para construir moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

Indaial: Unidade de Saúde Artur Keunecke amplia horário de vacinação em abril

O post Blumenau registra oitava morte por dengue em 2024 apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.