Lacerdópolis: Baixa vazão no Rio do Peixe após abertura de túnel deixa moradores preocupados

Moradores do distrito de Barra Fria (Erval Velho) e de Lacerdópolis estão indignados com uma situação que afeta duramente o Rio do Peixe. Entre a ponte que liga Lacerdópolis a Barra Fria e a barragem do Viel foi construído um túnel (perfuração do morro) para desvio do rio e construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica).

Entretanto, os moradores afirmam que a vazão da água, do túnel para baixo, tornou-se insuficiente para a sobrevivência dos seres vivos. Até mesmo a barragem do Viel está com o funcionamento prejudicado. A vazão de um rio é fundamental para determinar a qualidade da água e a disponibilidade de água para os organismos que vivem nela e para a comunidade que utiliza o rio.

Atualmente ocorre o período da Piracema (reprodução dos peixes) e muitos estão perecendo por falta de água ou baixa oxigenação. Conforme informações obtidas pelos próprios moradores, estaria sendo desviada cerca de 70% da água pelo túnel.

“Estamos todos indignados por aqui devido ao que está acontecendo com nosso Rio do Peixe. Muito triste ver peixes e outros seres morrendo”, lamenta a moradora Salete Savi Rossa.

A reportagem tenta contato com a empresa responsável pela obra. O espaço está aberto.





Adicionar aos favoritos o Link permanente.