PREVENÇÃO DE ACIDENTES; CRIANÇA; EDUCAÇÃO EM SAÚDE; PROMOÇÃO DA SAÚDE; PEDIATRIA

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LAGUNA, G. G. de C. et al. Educational strategies for preventing accidents in childhood: a systematic review. Cadernos de Saúde Pública, v. 40, n. 10, p. e00036224, 2024. Disponível em Scielo

Acidentes na infância têm uma alta taxa de morbidade e mortalidade e, muitas vezes, podem ser evitados, o que reforça a importância de medidas educacionais para evitar lesões não intencionais. O objetivo foi identificar e descrever estratégias educacionais úteis para a prevenção de acidentes infantis no contexto da comunidade. Essa revisão sistemática foi orientada pelo PRISMA (2020) e registrada na plataforma PROSPERO (ID: CRD42024500956). Uma estratégia de busca foi desenvolvida combinando os descritores “Accident Prevention” (prevenção de acidentes), “Child” (criança) e “Health Education” (educação em saúde) com o operador booleano AND, aplicado às bases de dados PubMed/MEDLINE, Web of Science, LILACS e SciELO. Foram localizados 5.037 estudos, incluindo artigos observacionais publicados entre 2018-2023, com crianças de 0 a 12 anos e/ou seus pais/cuidadores. A qualidade dos estudos foi avaliada considerando os critérios dos instrumentos Qualitative Studies Checklist e Research Triangle Institute Item Bank. A amostra bibliográfica consistiu em 30 artigos, em sua maioria classificados como de alta qualidade, com uma população de 4.510 adultos e 54.190 crianças de vários países. Foram descritas estratégias educacionais para a prevenção de acidentes, voltadas para pais e responsáveis, crianças e ambos. Esta revisão, que aborda estratégias educacionais inovadoras para a prevenção de acidentes infantis, destaca abordagens lúdicas para crianças e métodos visuais para cuidadores. A implementação enfrenta desafios relacionados à avaliação e a fatores socioeconômicos, tornando critérios rigorosos e acompanhamentos prolongados importantes para a eficácia contínua.

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