Israel e Hamas fecham acordo de cessar-fogo com libertação de reféns e trégua em Gaza

Após intensas negociações mediadas por Estados Unidos, Catar e Egito, o governo de Israel e o grupo Hamas firmaram um acordo de cessar-fogo e troca de reféns na Faixa de Gaza. A trégua, anunciada nesta quarta-feira (15) pelo premiê do Catar, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, entrará em vigor no próximo domingo, dia 19.

Libertação de reféns e início da trégua

O acordo prevê a libertação gradual de 33 reféns israelenses ao longo de seis semanas, incluindo mulheres, crianças, idosos e feridos, em troca da liberação de centenas de prisioneiros palestinos das prisões israelenses. Entre os reféns a serem libertados, estão cinco soldados israelenses, cuja troca envolve a libertação de 50 prisioneiros palestinos, incluindo 30 condenados por terrorismo.

Durante essa primeira fase de 42 dias, as forças israelenses se retirarão dos centros populacionais de Gaza, permitindo o retorno de palestinos ao norte do enclave e o aumento da entrada de ajuda humanitária, com cerca de 600 caminhões diários de suprimentos.

Repercussão internacional

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou o acordo em suas redes sociais, destacando a libertação iminente dos reféns. As negociações contaram com a participação de seu enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, junto com emissários do presidente Joe Biden.

Próximas fases do acordo

A continuidade do cessar-fogo dependerá de negociações adicionais durante a primeira fase. O Hamas exige a retirada total das forças israelenses de Gaza para libertar os reféns restantes, enquanto o primeiro-ministro de Israel condiciona o fim do conflito à destruição das capacidades militares do Hamas.

Uma terceira fase, caso seja alcançada, incluiria a devolução dos corpos dos reféns em troca de um plano de reconstrução de Gaza supervisionado internacionalmente, com duração de três a cinco anos.

O acordo, ainda sem garantias definitivas para as próximas etapas, sinaliza um passo inicial na tentativa de aliviar a crise humanitária e o conflito na região.

The post Israel e Hamas fecham acordo de cessar-fogo com libertação de reféns e trégua em Gaza appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.