Acompanhe na @saobentoemfoco

Jogadores da Inter de Limeira campeão do Paulistão de 1986 (Arquivo/FPF)
Na noite deste domingo (07), Palmeiras e Santos decidem o Paulistão 2024, em um duelo que reúne um time de Série A contra um time de Série B. Isso porque, o Peixe foi rebaixado no Brasileirão em 2023.
Então, após o rebaixamento, o Peixe se reestruturou e chegou à decisão do estadual, o que não acontecia desde 2016. Agora, o Campeonato Paulista pode ter um campeão da segunda divisão do Campeonato Brasileiro depois de 38 anos.
A última vez que isso aconteceu foi no Paulistão de 1986, quando a Inter de Limeira derrotou o Palmeiras na decisão e conquistou o seu único título estadual.
Última vez que o campeão paulista estava na Série B
Em 1986, o Paulistão era longo, maior que o Brasileirão. Ele era disputado por 20 equipes, em turno e returno. O campeão de cada turno avançava à semifinal, além dos dois melhores colocados na classificação geral, após as 38 rodadas.
Então, a Inter de Limeira liderou o segundo turno, garantindo vaga para o mata-mata. Na fase final, eliminou o Santos com um 4 a 1 no agregado.
Na final, enfrentou o Palmeiras, que embora vinha de uma fila de títulos, era o favorito. Muito porque, a Inter de Limeira era um time da Série B do Brasileirão.
No primeiro jogo, as duas equipes empataram em 0 a 0. Mas, na volta, a Inter surpreendeu e venceu por 2 a 1.
Vale destacar que, depois do Paulistão de 86, tivemos duas vezes um campeão de uma divisão inferior. E as duas vezes, o Ituano. O time de Itu foi campeão em 2002 estando na Série C e, em 2014, disputava a Série D.
Palmeiras x Santos
As duas equipes se enfrentam hoje (07), às 18h, no Allianz Parque. Na ida, o Santos venceu por 1 a 0, na Vila. Então, o Verdão precisa vencer por dois gols (ou mais) de diferença para ser campeão. Caso vença por um gol de diferença, o campeão será definido nos pênaltis.
Ao Peixe, qualquer empate ou qualquer vitória dá o título e encerra um jejum de oito anos sem títulos.
source
Fonte
Torcedores.com