Três imóveis de Cruzeiro do Sul apontaram para presença de Aedes aegypti

A Secretária Municipal de Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul informa que entre os dias 6 e 7 de janeiro foi realizado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O sistema realiza o sorteio aleatoriamente dos locais a serem visitados. O objetivo é monitorar a presença do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Durante a realização foram coletadas nove amostras de larvas presentes em locais com água parada. Todas as amostras foram analisadas e em três foram encontradas larvas de Aedes Aegypti.

As amostras com presença de Aedes aegypti foram encontradas no Bairro Centro – Rua Barão do Cotegipe, no Bairro Rosa – ruas Frederico Germano Haenssgen e Das Dálias. Sendo assim, em 30% das amostras foram apresentadas a presença do mosquito transmissor da dengue. “Esse resultado acende um alerta para a necessidade de intensificar as ações de controle e prevenção, como o combate aos focos de água parada, onde o mosquito se reproduz. O LIRAa é uma ferramenta importante para avaliar a situação epidemiológica e direcionar as políticas de saúde pública”, enfatizou Celso Kaplan, o Lelo, secretário da pasta.

A prevenção depende de ações simples que podem ser realizadas no dia a dia. É necessário eliminar os locais onde o mosquito deposita seus ovos, que se desenvolvem em água parada. Aqui estão algumas medidas eficazes para prevenir a proliferação do mosquito:

Elimine água parada

– Caixas d’água: Mantenha-as sempre bem fechadas.

– Reservatórios de água: Verifique e limpe periodicamente vasos de plantas, pratos de vasos, cisternas, poços, e bebedouros de animais e outros locais que possam acumular água.

– Pneus: Guarde-os em locais protegidos da chuva ou os deixe virados para baixo.

– Calhas: Limpe regularmente para evitar o acúmulo de folhas e água.

– Latas e garrafas: Armazene corretamente ou descarte de forma adequada, para evitar o acúmulo de água.

– Ralos e canos: Mantenha-os sempre desobstruídos e secos.

Cuide de ambientes internos e externos

– Vasos de plantas: Elimine água acumulada em pratos e mude a terra das plantas com frequência.

– Água de piscina: Verifique regularmente os níveis de cloro e, se a piscina não for utilizada, mantenha-a coberta.

– Lixeiras e depósitos de lixo: Certifique-se de que a tampa esteja bem fechada e evite acumular objetos que possam reter água.

Lembre-se de eliminar água parada e sempre que possível usar repelente.

The post Três imóveis de Cruzeiro do Sul apontaram para presença de Aedes aegypti appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.